Entretenimento

Espetáculo homenageia Paulo Freire e faz temporada no Museu da Imigração

No ano e no mês em que o educador completaria 100 anos, o Núcleo Barro 3 estreia o espetáculo “Aos professores, aos miseráveis, a Paulo, adeus”


08/09/2021 20h37

No próximo sábado (18), o Núcleo Barro 3 estreia o espetáculo “Aos professores, aos miseráveis, a Paulo, adeus” no Museu da Imigração em homenagem ao centenário de Paulo Freire.

O monólogo traz em cena a atriz Rosana Pimenta sob a direção de Lucas França, com dramaturgia assinada por Gustavo Braunstein e produção de Douglas Scaramussa. A peça apresenta um Brasil em 2030. Em meio às censuras de uma nova ditadura e um forte movimento separatista da região Nordeste, uma professora de língua portuguesa cruza o país em busca de refúgio no estado do Ceará.

Leia também: Marília Mendonça testa positivo para Covid-19: “A vacina é importante"

Além da obra de Rachel de Queiroz, Barro 3 também foi buscar inspiração nas ideias de Paulo Freire para a estrutura central da montagem. "O sentido político da alfabetização; o papel da palavra em monumentalizar as ideias em que acreditamos; o diálogo frente ao silenciamento implantado pela opressão; o fazer-se sujeito de si e do mundo através da educação. Todo esse repertório trama as utopias da professora em meio à distopia fabulada em um Brasil de 2030", explica Rosana Pimenta.

“Aos professores, aos miseráveis, a Paulo, adeus” estreia dia 18 de setembro, sábado, às 16 horas. A temporada vai até 9 de outubro no Museu da Imigração. Os ingressos são gratuitos.

Leia também: Lana Del Rey anuncia pré-venda de “Blue Banister”, oitavo álbum de estúdio da cantora

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças