Espetáculo homenageia Paulo Freire e faz temporada no Museu da Imigração
No ano e no mês em que o educador completaria 100 anos, o Núcleo Barro 3 estreia o espetáculo “Aos professores, aos miseráveis, a Paulo, adeus”
08/09/2021 20h37
No próximo sábado (18), o Núcleo Barro 3 estreia o espetáculo “Aos professores, aos miseráveis, a Paulo, adeus” no Museu da Imigração em homenagem ao centenário de Paulo Freire.
O monólogo traz em cena a atriz Rosana Pimenta sob a direção de Lucas França, com dramaturgia assinada por Gustavo Braunstein e produção de Douglas Scaramussa. A peça apresenta um Brasil em 2030. Em meio às censuras de uma nova ditadura e um forte movimento separatista da região Nordeste, uma professora de língua portuguesa cruza o país em busca de refúgio no estado do Ceará.
Leia também: Marília Mendonça testa positivo para Covid-19: “A vacina é importante"
Além da obra de Rachel de Queiroz, Barro 3 também foi buscar inspiração nas ideias de Paulo Freire para a estrutura central da montagem. "O sentido político da alfabetização; o papel da palavra em monumentalizar as ideias em que acreditamos; o diálogo frente ao silenciamento implantado pela opressão; o fazer-se sujeito de si e do mundo através da educação. Todo esse repertório trama as utopias da professora em meio à distopia fabulada em um Brasil de 2030", explica Rosana Pimenta.
“Aos professores, aos miseráveis, a Paulo, adeus” estreia dia 18 de setembro, sábado, às 16 horas. A temporada vai até 9 de outubro no Museu da Imigração. Os ingressos são gratuitos.
Leia também: Lana Del Rey anuncia pré-venda de “Blue Banister”, oitavo álbum de estúdio da cantora
REDES SOCIAIS