Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Julia Rugai/TV Cultura
Julia Rugai/TV Cultura

No #Provoca desta terça (14), a pauta é Oriente Médio, com a entrevistada Arlene Clemesha. Na edição, a historiadora brasileira explica a realidade da região e os conflitos recentes que envolvem o Talibã. Apresentado por Marcelo Tas, o programa vai ao ar às 22h, na TV Cultura, site oficial da emissora e canal do programa no YouTube. 

"O Talibã tem toda a potencialidade para criar um governo extremamente repressivo, opressor para sua população e que nenhuma mulher no mundo que valoriza a liberdade de expressão, as conquistas históricas dos movimentos sociais das mulheres, pode ver com bons olhos o Talibã", afirma a historiadora.

No programa, Arlene também fala sobre a atuação dos Estados Unidos no Afeganistão e a ligação da ocupação americana com a tomada de poder pelo grupo extremista. "Estavam ajudando o Afeganistão nesses 20 anos, ajudando a construir um país, né? Passaram 20 anos bombardeando o Afeganistão. [...] Mas a pior foi realmente quando os americanos expressaram que foram tomados de surpresa com avanço do Talibã rápido, após esses 17 dias tem que avançar, e tomaram todo o governo. Esse foi o elemento mais chocante, né? Será que realmente não conhecia e não tinha inteligência a partir de dentro?", questiona.

Assista à última edição do programa, que recebeu o jornalista Eugênio Bucci: