Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação
Divulgação

É difícil acreditar que já se passaram mais de 20 anos desde o lançamento desses filmes, e, mesmo assim, eles permanecem tão atuais e vivos nos nossos corações. Nessa lista nostálgica trouxemos alguns dos clássicos da década de 1990 para relembrar.

1. Uma Linda Mulher

    Lançado em 1990, conta a história de um amor improvável entre a prostituta Vivian (Julia Roberts) e o rico empresário Edward (Richard Gere). Quando Edward se perde no meio de Los Angeles, Vivian o ajuda a chegar até seu hotel. No caminho eles conversam e o empresário decide convidar Vivian para acompanhá-lo durante sua estadia de uma semana na cidade. 

    Ambientado na sofisticada Los Angeles, o filme tem a clássica cena de compras na Rodeo Drive - famosa avenida da cidade. Julia Roberts recebeu uma indicação ao Oscar de melhor atriz por esse filme. 

    2. Pulp Fiction: Tempos de Violência

      Lançado em 1994, esse drama dirigido por Quentin Tarantino traz uma das características mais notórias do diretor: Temáticas sérias permeadas por diálogos cômicos. Nesse filme, diferentes narrativas violentas são desenvolvidas. Por exemplo, o encontro entre Vincent Vega (John Travolta) e Mia Wallace (Uma Thurman), a mulher de seu chefe e gângster, Marcellus Wallace (Ving Rhames). Também é contada a história do boxeador Butch Coolidge (Bruce Willis), que combina com Marcellus de perder uma luta em troca de dinheiro. Além disso, é apresentado o casal de assaltantes, Pumpkin (Tim Roth) e Honey Bunny (Amanda Plummer). 

      Todas as narrativas dialogam entre si e se cruzam de alguma forma. O filme levou um Oscar e foi indicado a sete categorias.

      3. O Show de Truman

        Lançado em 1998, esse filme conta a história de Truman (Jim Carrey), um vendedor de seguros com um cotidiano aparentemente normal e monótono. No entanto, o protagonista percebe comportamentos estranhos das pessoas à sua volta depois que uma misteriosa mulher chamada Lauren (Natascha McElhone), por quem ele se apaixona, o alerta sobre sua vida ser uma mentira. É então que Truman percebe que está dentro de um programa de televisão e que foi vigiado e controlado durante toda sua existência. Foi indicado a três Oscars. 

        4. Forrest Gump - O Contador de Histórias

          Lançado em 1994, esse filme conta a história de Forrest Gump (Tom Hanks), desde sua infância até a vida adulta. Ainda criança, a mãe de Forrest (Sally Field) foi informada que seu filho era "diferente" e "abaixo da média". Do seu jeitinho, Forrest foi conquistando espaço e viveu uma vida cheia de feitos marcantes: Jogou no time nacional de futebol americano, foi campeão de Ping Pong, lutou no Vietnã e recebeu uma medalha de honra, conheceu o presidente dos EUA (John Kennedy), abriu uma empresa milionária de venda de camarão (Bubba Gump), etc., tudo isso enquanto tecia uma linda relação com sua melhor amiga, Jenny (Robin Wright) - por quem sempre foi apaixonado.

          A atuação de Tom Hanks é impecável e o longa levou sete Oscars, além de ser indicado a 13 categorias.

          Veja imagens: Webstory: Sete filmes clássicos dos anos 1990 

          5. Titanic

            Lançado em 1997, é ambientado durante o naufrágio do RMS Titanic, uma tragédia que aconteceu na vida real em abril de 1912. O longa conta a história de amor improvável entre Jack Dawson (Leonardo Dicaprio) e Rose DeWitt Bukater (Kate Winslet). Jack é um menino pobre que ganha uma passagem na terceira classe da embarcação ao acaso. Rose, por outro lado, pertence a uma família rica e viaja na primeira classe. Sufocada pela pressão de se casar com um homem que não ama e pela rígida etiqueta sob a qual é submetida, Rose decide pular do navio. 

            Porém, Jack a encontra e consegue acalmá-la. A partir de então, os dois passam a se conhecer melhor e se apaixonam. Tudo isso antes de o Titanic se chocar contra o iceberg e naufraga. O filme ganhou 11 Oscars e recebeu 14 indicações.

            6. Gênio Indomável

              Lançado em 1997, conta a história de Will Hunting (Matt Damon), um menino pobre e da periferia que se revela um gênio da matemática. No entanto, Will é instável e acaba se envolvendo em uma briga e sendo preso. Ele é solto sob a condição de que irá fazer terapia. Depois de passar por inúmeros psicólogos, que eventualmente desistem do seu caso por ele não levar as sessões a sério, Will encontra o terapeuta Sean Maguire (Robin Williams). Maguire é o único que consegue dialogar com Will e ajudá-lo quanto às suas questões mal resolvidas. 

              O filme foi escrito pelos amigos de infância Matt Damon e Ben Affleck - que também atua no longa como o parceiro de Will, Chuckie Sullivan. Ganhou dois Oscars, incluindo melhor roteiro, e foi indicado a nove categorias.

              7. Beleza Americana

                Lançado em 1999, esse filme conta a história de Lester Burham (Kevin Spacey), um homem aparentemente comum que leva uma vida tradicional e condizente com as noções do que seria o "sonho americano" de bem estar. No entanto, a trama constitui uma grande crítica a fim de demonstrar como, dentro de quatro paredes, as pessoas têm os problemas e distúrbios mais diversos, por mais que se esforcem para escondê-los

                Lester por exemplo, têm um relacionamento vazio com sua filha, Jane (Thora Birch) e está completamente infeliz no seu casamento com Carolyn (Annette Bening). Além disso, desenvolve uma estranha e pervertida paixão pela amiga adolescente de sua filha, Angela (Mena Hayes). O filme levou cinco Oscars e foi indicado a oito categorias.