Stephen King: 'Mestre do Terror' completa 74 anos nesta terça
Autor de dezenas de best-sellers, como 'O Iluminado', 'Cemitério Maldito', 'It' e a série 'A Torre Negra', King continua na ativa; 'Billy Summers', seu novo romance, chega às livrarias brasileiras nesta semana.
21/09/2021 20h00
Considerado o mestre da literatura de terror, o escritor Stephen King completa 74 anos nesta terça (21).
Com mais de 60 romances publicados, cerca de 200 contos e cinco livros de não-ficção, o autor de clássicos como 'O Iluminado', 'Cemitério Maldito', 'It' e a série 'A Torre Negra' continua na ativa. 'Billy Summers', seu novo romance, chega às livrarias brasileiras nesta semana.
Leia também: 'Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis' chega ao Disney+ no dia 12 de novembro
Embora tenha começado a escrever ainda na infância, como o próprio autor relembra no livro 'Sobre a Escrita', foi no início dos anos 70 que a carreira de King decolou de vez, com a publicação de 'Carrie - A Estranha'. Em 1976, o livro chegou ao cinema: com direção de Brian De Palma, a adaptação estrelada por Sissy Spacek foi um sucesso de bilheteria e recebeu duas indicações ao Oscar.
Leia também: Morre a atriz Marina Miranda aos 90 anos no Rio de Janeiro
'Carrie' foi a primeira entre as dezenas de adaptações dos best-sellers de King produzidas até hoje. 'O Iluminado', longa de 1980 dirigido por Stanley Kubrick, tornou-se um dos maiores clássicos do cinema de terror, embora o autor já tenha desaprovado publicamente essa interpretação de sua obra. Nos anos 90, 'Um Sonho de Liberdade' e 'À Espera de Um Milagre', ambos do diretor Frank Darabont, colecionaram indicações ao Oscar e caíram nas graças do público.
Depois do sucesso de adaptações mais recentes, como 'It - A Coisa' (2017), o universo criado por King deve continuar nas telonas e telinhas nos próximos anos. Uma nova versão cinematográfica de 'Salem's Lot' (ou 'A Hora do Vampiro') está prevista para 2022, e há pelo menos dezoito novos filmes planejados ou em pré-produção baseados na obra do escritor, além de oito novas séries para televisão e streaming.
REDES SOCIAIS