Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação/Stephen King
Divulgação/Stephen King

Considerado o mestre da literatura de terror, o escritor Stephen King completa 74 anos nesta terça (21). 

Com mais de 60 romances publicados, cerca de 200 contos e cinco livros de não-ficção, o autor de clássicos como 'O Iluminado', 'Cemitério Maldito', 'It' e a série 'A Torre Negra' continua na ativa. 'Billy Summers', seu novo romance, chega às livrarias brasileiras nesta semana. 

Leia também: 'Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis' chega ao Disney+ no dia 12 de novembro

Embora tenha começado a escrever ainda na infância, como o próprio autor relembra no livro 'Sobre a Escrita', foi no início dos anos 70 que a carreira de King decolou de vez, com a publicação de 'Carrie - A Estranha'. Em 1976, o livro chegou ao cinema: com direção de Brian De Palma, a adaptação estrelada por Sissy Spacek foi um sucesso de bilheteria e recebeu duas indicações ao Oscar. 

Leia também: Morre a atriz Marina Miranda aos 90 anos no Rio de Janeiro

'Carrie' foi a primeira entre as dezenas de adaptações dos best-sellers de King produzidas até hoje. 'O Iluminado', longa de 1980 dirigido por Stanley Kubrick, tornou-se um dos maiores clássicos do cinema de terror, embora o autor já tenha desaprovado publicamente essa interpretação de sua obra. Nos anos 90, 'Um Sonho de Liberdade' e 'À Espera de Um Milagre', ambos do diretor Frank Darabont, colecionaram indicações ao Oscar e caíram nas graças do público.

Depois do sucesso de adaptações mais recentes, como 'It - A Coisa' (2017), o universo criado por King deve continuar nas telonas e telinhas nos próximos anos. Uma nova versão cinematográfica de 'Salem's Lot' (ou 'A Hora do Vampiro') está prevista para 2022, e há pelo menos dezoito novos filmes planejados ou em pré-produção baseados na obra do escritor, além de oito novas séries para televisão e streaming.