Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Criterion Collection
Reprodução/Criterion Collection

O diretor e roteirista norte-americano Melvin Van Peebles morreu aos 89 anos, nesta terça-feira (21). O pioneiro do cinema blaxploitation inspirou gerações de cineastas negros.

“É com tristeza que anunciamos o falecimento de um gigante do cinema americano, Melvin Van Peebles, que morreu ontem à noite, em casa com a família, aos 89 anos. Numa carreira ímpar, Van Peebles deixou uma marca indelével no panorama cultural internacional. Ele fará muita falta”, escreveu a distribuidora Criterion Collections no Twitter.

Melvin deu início ao movimento cinematográfico que dava voz à comunidade negra em Hollywood, blaxploitation, com o filme "Sweet Sweetback's Baadasssss Song", em 1997. O longa conta a história de um prostituto negro que após salvar um membro dos Panteras Negras, foge com a ajuda da comunidade de alguns Hells Angels. Peebles inspirou cineastas como Spike Lee e Barry Jenkins.

“Como o chamado‘ Padrinho do cinema negro moderno’, ele não é apenas meu pai, ele é seu pai também. Se você quiser prestar algum serviço a ele, vá lá e continue fazendo a diferença", disse o ator e filho do cineasta Mario Van Peebles

Leia mais:“Aldir Blanc Inédito”: Álbum celebra os 75 anos do compositor com participações especiais;Laerte recebe prêmio Juca Pato da União Brasileira dos Escritores