Na 58ª edição do prêmio Juca Pato, da União Brasileira dos Escritores (UBE), a cartunista Laerte Coutinho foi eleita a intelectual brasileira de 2021 nesta quinta-feira (23). O evento destaca autores que tenham publicado obras de qualquer área de conhecimento que contribuam com o desenvolvimento do país e a democracia.
Laerte ficou conhecida pelos personagens famosos de HQs nacionais e é um dos principais nomes da área desde 1980. Criadora de personagens como os Piratas do Tietê, ela protagonizou o documentário Laerte-se, disponível na Netflix, produzido por Eliane Brum e Lygia Barbosa, e publicou, este ano, o Manual do Minotauro (Quadrinhos na Cia), livro que reúne mais de 1.500 tiras publicadas entre 2004 e 2015.
A cartunista concorria com nomes conhecidos, como a historiadora Lilia Moritz Schwarcz, a jornalista Patrícia Campos Mello e a escritora Nélida Piñon. Nos anos anteriores, o evento, criado em 1962, já celebrou o líder indígena Ailton Krenak e o escritor Milton Hatoum, por exemplo.
Veja reportagem completa do Jornal da tarde:
Leia mais: Luiza Sonza 'pega fogo' no MTV Miaw; Veja imagens; 'Nevermind', do Nirvana, completa 30 anos nesta sexta
REDES SOCIAIS