Entretenimento

Rock in Rio: Relembre artistas que se apresentaram na primeira edição do festival

Idealizado por Roberto Medina, o evento estreou em 1985 e reuniu mais de um milhão de fãs na plateia


30/09/2021 16h58

Em 1985, com o princípio da retomada da democracia no Brasil após a ditadura militar, Roberto Medina pôde tirar do papel o plano de criar no país um festival de música. Naquele ano, surgiu o Rock in Rio. A ideia deu tão certo que o evento é um dos maiores do mundo e continua levando aos palcos grandes artistas e atraindo milhões de fãs.

Se você nasceu antes dos anos 1980, deve se lembrar bem da repercussão do espetáculo. Ao longo de 10 dias, a cidade maravilhosa recebeu 31 músicos, entre eles estrelas nacionais e internacionais, e reuniu na plateia mais de um milhão de pessoas. Para refrescar a memória, selecionamos algumas bandas e cantores que participaram da primeira edição do festival.

Veja imagens: Webstory: Artistas da primeira edição do Rock in Rio

AC/DC

A banda australiana se apresentou em dois dias do evento musical. Entre as canções tocadas, destacam-se Highway to Hell, Back in Black, Let There Be Rock e Hells Bells. Na ocasião, os shows somaram mais de 500 mil fãs na plateia. O grupo retornaria ao Brasil no ano seguinte e em 2009, para turnês no país.

Barão Vermelho

Ainda com Cazuza na formação, a banda trouxe aos shows do festival faixas tocadas na turnê Maior Abandonado, iniciada no ano anterior. Bete Balanço, Todo Amor Que Houver Nessa Vida e Pro Dia Nascer Feliz são alguns dos sucessos reproduzidos no evento. A apresentação, uma das mais marcantes do grupo, virou um DVD.

Blitz

Reunido no início da década de 1980, o grupo carioca subiu aos palcos da primeira edição do Rock in Rio em duas datas. Na primeira, antecedeu o show do cantor e compositor Rod Stewart. Na segunda, que fechava o festival, foi a terceira banda a se apresentar, aquecendo o cenário para a entrada do grupo britânico Yes.

Iron Maiden

Foi na estreia do Rock in Rio o primeiro show do Iron Maiden no Brasil. O vocalista Bruce Dickinson feriu o olho com sua guitarra logo no início da apresentação. Apesar do ocorrido, a banda britânica continuou até o final e garantiu um evento histórico tanto para o grupo quanto para o país. Os músicos participarão novamente do festival em 2022.

Ney Matogrosso

Responsável pela abertura do evento, Ney Matogrosso iniciou seu repertório com a canção América do Sul, do disco Água do Céu - Pássaro. O artista também deu voz à música Rosa de Hiroshima, em uma performance que incluía pombos brancos no palco. Para fechar o show, cantou Pro Dia Nascer Feliz, clássico eternizado por Cazuza.

Os Paralamas do Sucesso

Herbert Vianna, Bi Ribeiro e João Barone se apresentaram no terceiro e no sexto dia do festival. Os shows se basearam nos dois discos lançados pelo trio nos anos anteriores: Cinema Mudo, de 1983, e O Passo do Lui, de 1984. Meu Erro, Mensagem de Amor e Óculos foram alguns dos hits reproduzidos pelo grupo no evento.

Queen

Um dos registros mais marcantes da história do rock foi a participação da banda britânica no festival. O primeiro dia de apresentação do grupo reuniu cerca de 300 mil pessoas, maior público do espetáculo naquele ano. We Are The Champions, Love of My Life e We Will Rock You fizeram parte do show. A apresentação é retratada no filme Bohemian Rhapsody.

Rita Lee

Na década seguinte à sua saída do grupo Os Mutantes e após dois anos longe dos palcos, a artista participou do sexto dia de apresentações, que seria encerrado por Rod Stewart. Rainha do rock brasileiro, ela entoou clássicos como Ôrra Meu, Miss Brasil 2000 e Esse Tal de Roque Enrow e, claro, investiu bastante nos figurinos.

Scorpions

O Rock in Rio também trouxe a banda Scorpions ao Brasil pela primeira vez. Uma das marcas do show do grupo foi a guitarra de Matthias Jabs, com estampas nas cores da bandeira brasileira. O músico presentearia Roberto Medina, fundador do evento, com o instrumento e o recuperaria anos depois, com o retorno dos alemães ao festival em 2019.

Ozzy Osbourne

Outro artista que estreou em solo brasileiro no primeiro Rock in Rio foi Ozzy Osbourne. O músico fez shows em duas datas do evento: no sexto e no penúltimo dia. Ex-vocalista do grupo Black Sabbath, o britânico relembrou sucessos da banda, além de entoar canções lançadas já em carreira solo.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças