Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ Unsplash
Reprodução/ Unsplash

A Rússia pode ser um dos lugares mais peculiares e cheios de história do mundo. Aqui estão algumas curiosidades interessantes para sabermos mais sobre esse país.

1- Lugar mais frio do mundo

    A cidade mais fria do mundo se chama Oymyakon, e está localizada na República da Iacútia, Sibéria. As temperaturas chegam a 71ºC negativos.

    2- Ondas congeladas

      O Lago Baikal, o mais profundo do mundo, contém 20% da água potável do planeta, e se tornou viral recentemente por conta das ondas congeladas.

      3- Álcool e os soviéticos

        Em 1985, Mikhail Gorbachev lançou uma campanha contra o alcoolismo. O presidente achava que, deixando a população menos bêbada, a produção aumentaria, tirando o país da crise econômica.

        O mercado interno Russo era sustentado por venda de álcool, representando 40% do PIB interno. Ao elevar o preço do álcool em 45%, a balança do país quebrou e um colapso financeiro aconteceu.

        Entre os resultados estão o desemprego, falta de produtos nos mercados, principalmente açúcar, que estava sendo consumido para fabricação ilegal de bebidas. Qualquer coisa substituiria a vodka, entre eles perfumes, químicos e até inseticidas.

        Veja imagens: Webstory: Curiosidades sobre a Rússia

        4- Estátuas de Lenin

          Lenin é uma das figuras mais populares por lá. Ao menos uma estátua está presente em cada cidade, e cada uma apresenta um estilo e pose diferente. Todas elas foram erguidas durante o período stalinista.

          5- Mamutes congelados

            Quando a neve começa a derreter, muitas pessoas viajam para a Sibéria na intenção de coletar dentes de marfim e revender para artesãos.

            6- Repúblicas autônomas

              Existem 22 países dentro da Federação Russa. Todos têm presidentes e constituições próprias, mas respondem ao Kremlin, o governo de Moscou.