Entretenimento

Oito filmes que se inspiraram em artes plásticas

Conheça as versões do cinema que fizeram uma releitura de pinturas famosas


07/10/2021 10h21

O cinema é, por vezes, um conjunto de inspirações. É muito debatido se a expressão desta arte é uma criação inédita ou um conjunto das artes plásticas, literatura, fotografia, entre outras.

A pintura já exerceu muita influência para os cineastas e, quase sempre, a comparação é visível e o resultado tem um impacto apreciado pela crítica.

Conheça oito obras que reproduziram quadros famosos:

1 - “A Coluna Partida”, de Frida Kahlo | "O Quinto Elemento" (1967), Luc Besson

O filme de Luc Besson, "O Quinto Elemento" (1967), fez uma releitura para o figurino de Leeloo, interpretada por Milla Jovovich, utilizando a obra “A Coluna Partida”, de 1944. A obra foi pintada logo após Frida Kahlo fazer uma cirurgia devido problemas causados por um acidente de carro.

2 - “Ofélia”, de John Everett Millais | "Melancolia" (2011), Lars Von Trier

O artista britânico John Everett Millais fez uma referência a uma personagem da peça Hamlet, de William Shakespeare, ao pintar "Ofélia", feita entre 1851 e 1852. Lars Von Trier, por sua vez, se inspirou na pintura para elaborar a cena de Justine, interpretada por Kristen Dunst em "Melancolia" (2011), parte da trilogia da depressão. 

3 - “O Beijo”, de Gustav Klimt | "Ilha do Medo" (2010), Martin Scorsese

"O Beijo", de Gustav Klimt, feita entre 1907 e 1908, é uma das obras mais conhecidas. O retrato da sensualidade e erotismo inspirou Martin Scorsese a elaborar a cena de "Ilha do Medo" (2010), com Leonardo DiCaprio e Michelle Willians.  

4 – “Saturno devorando um filho”, de Francisco Goya | "O Labirinto do Fauno" (2006), de Guillermo del Toro

Neste caso, o diretor se inspirou na obra "Saturno devorando um filho" para criar a cena em que o Homem Pálido, protagonizado por Doug Jones, come as fadas de Ofelia, interpretada por Ivana Baquero

Veja imagens: Webstory: Oito filmes que se inspiraram em artes plásticas 

5 - “A Ronda dos Prisioneiros”, de Vincent Van Gogh | "Laranja Mecânica" (1971), Stanley Kubrick 

O quadro pintado em 1890 por Van Gogh foi fonte de inspiração para Stanley Kubrick fazer uma releitura para a cena em que Alex está detido, em "Laranja Mecânica" (1971), filme baseado no romance homônimo de Anthony Burgess, publicado em 1962. 

6 – “O Nascimento de Vênus”, de Sandro Botticelli | "As Aventuras do Barão de Münchausen" (1989), Terry Gilliam

A famosa obra de Botticelli “O Nascimento de Vênus”, feita entre 1485 e 1486, inspirou a cena interpretada por Uma Thurman do filme As Aventuras do Barão de Münchausen (1989), do diretor Terry Gilliam.

7- “Architeture au Clair de Lune”, de René Magritte | "O Show de Truman" (1998), Peter Weir

O quadro de Magritte, feito em 1856, inspirou uma cena do filme estrelado por Jim Carrey, "O Show de Truman", do diretor Peter Weir. 

8 - “A casa ao largo da ferrovia”, de Edward Hopper | "Psicose" (1960), de Alfred Hitchcock

A obra do pintor norte-americano que retratava a solidão foi feita em 1926. O emblemático filme de Hitchcock utilizou como inspiração para a casa dos Bates. A ideia surgiu dos diretores de arte Joseph Hurley e Robert Clatworthy, que buscavam um ar de mistério e solidão para a mansão isolada do filme.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças