Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Pixabay
Reprodução/Pixabay

O cinema é, por vezes, um conjunto de inspirações. É muito debatido se a expressão desta arte é uma criação inédita ou um conjunto das artes plásticas, literatura, fotografia, entre outras.

A pintura já exerceu muita influência para os cineastas e, quase sempre, a comparação é visível e o resultado tem um impacto apreciado pela crítica.

Conheça oito obras que reproduziram quadros famosos:

1 - “A Coluna Partida”, de Frida Kahlo | "O Quinto Elemento" (1967), Luc Besson

O filme de Luc Besson, "O Quinto Elemento" (1967), fez uma releitura para o figurino de Leeloo, interpretada por Milla Jovovich, utilizando a obra “A Coluna Partida”, de 1944. A obra foi pintada logo após Frida Kahlo fazer uma cirurgia devido problemas causados por um acidente de carro.

2 - “Ofélia”, de John Everett Millais | "Melancolia" (2011), Lars Von Trier

O artista britânico John Everett Millais fez uma referência a uma personagem da peça Hamlet, de William Shakespeare, ao pintar "Ofélia", feita entre 1851 e 1852. Lars Von Trier, por sua vez, se inspirou na pintura para elaborar a cena de Justine, interpretada por Kristen Dunst em "Melancolia" (2011), parte da trilogia da depressão. 

3 - “O Beijo”, de Gustav Klimt | "Ilha do Medo" (2010), Martin Scorsese

"O Beijo", de Gustav Klimt, feita entre 1907 e 1908, é uma das obras mais conhecidas. O retrato da sensualidade e erotismo inspirou Martin Scorsese a elaborar a cena de "Ilha do Medo" (2010), com Leonardo DiCaprio e Michelle Willians.  

4 – “Saturno devorando um filho”, de Francisco Goya | "O Labirinto do Fauno" (2006), de Guillermo del Toro

Neste caso, o diretor se inspirou na obra "Saturno devorando um filho" para criar a cena em que o Homem Pálido, protagonizado por Doug Jones, come as fadas de Ofelia, interpretada por Ivana Baquero

Veja imagens: Webstory: Oito filmes que se inspiraram em artes plásticas 

5 - “A Ronda dos Prisioneiros”, de Vincent Van Gogh | "Laranja Mecânica" (1971), Stanley Kubrick 

O quadro pintado em 1890 por Van Gogh foi fonte de inspiração para Stanley Kubrick fazer uma releitura para a cena em que Alex está detido, em "Laranja Mecânica" (1971), filme baseado no romance homônimo de Anthony Burgess, publicado em 1962. 

6 – “O Nascimento de Vênus”, de Sandro Botticelli | "As Aventuras do Barão de Münchausen" (1989), Terry Gilliam

A famosa obra de Botticelli “O Nascimento de Vênus”, feita entre 1485 e 1486, inspirou a cena interpretada por Uma Thurman do filme As Aventuras do Barão de Münchausen (1989), do diretor Terry Gilliam.

7- “Architeture au Clair de Lune”, de René Magritte | "O Show de Truman" (1998), Peter Weir

O quadro de Magritte, feito em 1856, inspirou uma cena do filme estrelado por Jim Carrey, "O Show de Truman", do diretor Peter Weir. 

8 - “A casa ao largo da ferrovia”, de Edward Hopper | "Psicose" (1960), de Alfred Hitchcock

A obra do pintor norte-americano que retratava a solidão foi feita em 1926. O emblemático filme de Hitchcock utilizou como inspiração para a casa dos Bates. A ideia surgiu dos diretores de arte Joseph Hurley e Robert Clatworthy, que buscavam um ar de mistério e solidão para a mansão isolada do filme.