Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução / Netflix
Reprodução / Netflix

O novo reality show da Netflix, 'Casamento às Cegas', é a versão brasileira do americano 'Love Is Blind'. Ambos os programas reúnem solteiros que topam se casar sem nunca terem se visto antes e precisam conviver por 30 dias até decidir se oficializam a relação ou não.

Apesar de a proposta ser a mesma, quem assistiu às duas temporadas pode notar diferenças. O site da TV Cultura separou algumas delas. Confira, e cuidado com o spoiler:

Mais indecisos

Os participantes da edição norte-americana parecem ser mais indecisos quando comparados aos brasileiros! Isso porque alguns deles continuam inseguros acerca do "sim" para os pedidos de casamento, mesmo depois que aceitam. É o caso de Jessica Batten, que acabou indo para o altar com Mark Cuevas. 

Questões sociais

O peso de algumas questões sociais pode ser muito mais sentido em 'Love Is Blind' do que em 'Casamento às Cegas'. Temas como diferença de idade, união entre pessoas de raças distintas e diferença de classe social permeiam as relações dos noivos e são fatores decisivos para alguns deles. Na versão brasileira, o machismo é debatido nos episódios, com enfoque especial para a relação entre Fernanda Terra e Thiago Rocha.

Leia também: Conheça os participantes de 'Casamento às Cegas Brasil', da Netflix

Química dos casais

Quando o assunto é a química dos casais, os brasileiros saem na frente! Enquanto na versão estadunidense um clima de tensão pode ser sentido já na fase da 'lua de mel', com participantes questionando o que sentem pelos parceiros, os brasileiros só tem amor para dar. Exemplo disso é a sintonia entre os divertidos Dayanne Feitoza e Rodrigo Vaisenberg, que vai por água abaixo a partir do momento em que eles se veem obrigados a conviver.

Polêmicas

Uma das principais polêmicas de 'Love Is Blind' é a relação entre Jessica Batten e Mark Cuevas. Batten, que se interessou por outro participante ainda durante o noivado com Cuevas, foi vista como abusiva por alguns telespectadores. Já Cuevas vem sendo acusado de trair a então "noiva" durante as gravações.

Na edição brasileira, não houve interesse cruzado entre os 5 casais que tiveram o casamento marcado. Ainda, nenhuma traição foi denunciada até o momento.

Leia mais: 'Casamento às Cegas': Conheça os casais que ficaram de fora da 'lua de mel'