Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução
Reprodução

Morreu na madrugada desta segunda-feira (1º) Nelson Freire, aos 77 anos, maior pianista do Brasil e um dos mais reconhecidos em todo o mundo. O músico estava em casa, no Rio de Janeiro. As causas da morte ainda não foram reveladas.

Nascido em 1944, na cidade mineira de Boa Esperança, Freire demonstrou seu talento com o piano com apenas 3 anos de idade. Venceu seu primeiro concurso internacional aos 12 anos. Aos 19, conquistou o Concurso Internacional Vianna da Motta, em Lisboa. Estreou com a Orquestra Filarmônica de Nova York aos 24 anos. 

A revista Time chegou a classificá-lo como “um dos maiores pianistas desta ou de qualquer outra geração”.

Ao longo de sua carreira, Freire tocou em mais de 70 países e foi o único brasileiro a ser incluído na Great Pianists of the 20th Century, coletânea de 100 volumes com gravações de 72 pianistas lançada mundialmente.

Em 2019, quando completou 75 anos de vida e 70 anos de carreira, o pianista lançou no dia do seu aniversário, em 18 de outubro, o disco "Encores". No mês seguinte, sofreu um acidente durante caminhada no Rio e passou por várias cirurgias no ombro. Freire pretendia retornar aos palcos no ano passado, mas os recitais foram cancelados por causa da pandemia.

Leia também: Chico Bento, 60 anos! Seis edições para relembrar o personagemAvaliação do filme 'Marighella' sofre ataque virtual e IMDb muda critério para nota