Conheça os personagens do filme "Marighella"
Além das pessoas reais, alguns papéis do longa-metragem são inspirados em um conjunto de personalidades da época
04/11/2021 15h41
O filme "Marighella", relato biográfico do revolucionário comunista brasileiro Carlos Marighella, dirigido por Wagner Moura, teve roteiro inspirado no livro "Marighella: O guerrilheiro que incendiou o mundo", do jornalista Mário Magalhães. Muitos personagens são representações de figuras que existiram ou foram inspirados em um conjunto de pessoas.
Conheça os personagens principais e as origens de suas interpretações:
1. Carlos Marighella
Carlos Marighella, político e militante comunista, chegou a ser considerado o inimigo número um da Ditadura Militar. Filho de um imigrante italiano e uma descendente de escravos sudaneses, o personagem principal do filme é relatado durante os últimos cinco anos de sua vida, começando por uma prisão violenta em maio de 1964 até sua morte em uma emboscada de oficiais da ditadura no dia 4 de novembro de 1969, em pleno AI-5. Ele foi fundador da Ação Libertadora Nacional (ALN). No filme de Wagner Moura, é interpretado por Seu Jorge.
2. Lúcio
Bruno Gagliasso interpreta um inspetor-chefe torturador. Muitos acreditam que Sérgio Paranhos Fleury, antigo delegado do Departamento de Ordem Social e Política (DOPS), inspirou o personagem.
3. Clara
Clara Charf, militante comunista e ativista pelos direitos das mulheres, foi parceira de Marighella até o final. No filme, é interpretada por Adriana Esteves.
Veja imagens: Webstory: Conheça os personagens do filme Marighella
4. Humberto
Humberto Carrão leva o seu primeiro nome no personagem que é um representante dos militantes da Ação Libertadora Nacional. Muitas figuras que compõem o elenco são um conjunto de pessoas reais ou simbólicas que agregam ao enredo do filme.
5. Jorge Salles
Herson Capri interpreta um personagem-tipo, que corresponde aos jornalistas reais que ajudaram Marighella a difundir seus ideais.
6. Bella
Bella Camero também entrega o seu primeiro nome à personagem que é uma representação dos militantes da Ação Libertadora Nacional.
7. Elza Sento Sé
Maria Marighella, neta de Carlos Marighella, interpreta a própria avó Elza Sento Sé, com quem o militante teve o seu único filho, Carlinhos.
8. Almir, o "Branco ou "Velho"
Luiz Carlos Vasconcelos interpreta um companheiro próximo de luta de Marighella. Foi inspirado em Joaquim Câmara Ferreira, revolucionário morto na Ditadura Militar.
REDES SOCIAIS