Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

Esta sexta-feira (12) marca o Dia Mundial do Hip Hop, vertente musical do movimento cultural que nasceu na década de 70, em Nova York. Em comemoração à data, relembre oito participações de artistas do rap ao longo dos anos na TV Cultura!

1. Emicida 

Leandro Roque de Oliveira, conhecido como Emicida, foi ao centro do Roda Viva em 2020. No programa, o rapper falou sobre política, preconceito na música, e muito mais. A partir de 2010, integrou o elenco da TV Cultura como repórter do programa Manos e Minas. 

2. Mano Brown

O Roda Viva recebeu, em 2007, cantor e um dos maiores representantes do rap no Brasil, Mano Brown. Em uma das poucas entrevistas que aceitou conceder para a mídia, o rapper afirmou que é a comunidade das favelas que acaba com a violência e não a polícia. Ele falou também sobre drogas, política e que rejeita o papel de exemplo para os jovens.

3. Racionais MC's

Antes do Roda Viva, Mano Brown já havia participado da TV Cultura com o grupo Racionais MC's. O encontro aconteceu em 2003, no programa Ensaio. Na edição, o grupo cantou músicas do álbum "Nada como um Dia após o Outro Dia", de 2002.

4. Criolo

Também no Ensaio, em 2011, o rapper paulistano Criolo performou músicas do seu o álbum "Nó na orelha”, do mesmo ano. O artista mostrou músicas deste álbum, com destaque para “Subirusdoistiozin”, “Lion Man”, “Linha de Frente” e “Não existe amor em SP”.

5. Haikaiss

Em 2012, o o programa Manos e Minas recebeu o grupo paulistano Haikaiss, formado pelos rappers SPVIC, Spinardi e Dj Qualy.

Leia também: “And Just Like That”: Continuação de "Sex and the City" ganha primeiro teaser

6. MV BILL

Em um Roda Viva de 2005, o polêmico rapper carioca da Cidade de Deus falou sobre o tráfico de drogas e sobre o cotidiano das favelas do Rio de Janeiro.

7. Baco Exu do Blues

O rapper baiano esteve no Cultura Livre em 2018. Na edição, ele cantou sucessos como “Te amo Disgraça”, “Pele que Habito”, “Abre Caminho” e mais. Ele também falou sobre suas composições.

8. Djonga

O rapper mineiro Djonga foi entrevistado por Marcelo Tas nessa edição do #Provoca, em junho deste ano. O papo toca nas vivências de Djonga antes da música, racismo e a polêmica do show do Complexo da Maré.

Leia também: She-Hulk: Disney e Marvel divulgam teaser de série sobre prima de Hulk