Entretenimento

IZA transforma a estética futurista em negra e feminina em “Sem Filtro”

Com uma música inspirada no R&B, cantora explora um outro lado seu no novo clipe, o qual ela caracteriza como o “mais ousado de toda a carreira”


19/11/2021 12h05

Explorando o gênero R&B para sua nova fase, a IZA lançou, nesta sexta-feira (19), o clipe do novo single "Sem Filtro”. Roteirizado pela própria cantora e dirigido por Felipe Sassi, o clipe dá uma guinada radical sobre o clima solar do single anterior “Gueto”.

Segundo IZA, “Sem Filtro” foi o projeto mais ousado de toda a carreira, e que de certa forma traduz seus próximos projetos. “Estou em um momento que me sinto mais segura para me expor ainda mais”, disse. “Consegui olhar, com menos medo, para coisas muito íntimas minhas, que estavam engasgadas nas minhas outras músicas”.

“É um clipe mais sexual, e acho que faz parte da narrativa que quis construir. Foi uma viagem muito gostosa que a música me permitiu fazer”, explicou a cantora. Com um tom mais sombrio, misterioso e fatal, os cenários trazem características futuristas, algo que IZA afirmou ser uma estética que sempre quis explorar mas nunca teve a oportunidade.

Leia também: Anitta homenageia Marília Mendonça no Grammy Latino; 'Vamos lembrar de você hoje amanhã e sempre'

Construir esses universos em seus projetos, com uma liberdade criativa, é a realização de um sonho, segundo ela. “Sempre quis me ver nessa estética de filmes anos 80, um futuro mais cafona. E, como mulher negra, não costumava me enxergar nesse universo”, revelou, afirmando que foi uma forma de trazer o universo da ficção científica para ela.

A cantora explorou significados até no figurino do projeto, construindo a metáfora das feridas que viram armadura. Para ela, trabalhar nas roupas de um clipe como esse é uma oportunidade de transitar no universo da moda e mostrar que é possível para mulheres negras existirem nesse espaço.

Veja o clipe:

Com “Sem Filtro” sendo lançado às vésperas do Dia da Consciência Negra (20 de novembro), IZA reforçou a necessidade de viver as questões raciais em todos os meses. “Infelizmente ainda têm pessoas que veem isso como ‘mimimi’, e é justamente por isso que precisamos falar sobre isso. Entendo que seja desconfortável reconhecer seu privilégio e seu papel no racismo, mas esse desconforto é muito pequeno perto do real perigo que corremos todos os dias”, opinou a cantora.

Leia também: Anavitória e Ivete Sangalo são premiadas em Grammy Latino; veja lista dos brasileiros vencedores

Com produção de Rafinha RSQ, a canção é de autoria de Luccas Carlos, referência em R&B e rap no país. No fim de 2020, IZA participou de um camp com o compositor, onde escreveram várias músicas, e “Sem Filtro” foi a favorita da cantora.

“Luccas é um um cara inventivo com melodias incríveis, é a cara do R&B nacional, um gênero que tanto cresce e se desdobra”, contou. IZA não abriu o jogo sobre próximos projetos, mas afirmou que tem planos com Luccas.

“Sem Filtro” já está disponível nas plataformas digitais.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Atirador mata três pessoas e deixa outras cinco feridas na Universidade de Michigan, nos EUA

Lula visita Santo Amaro, na Bahia, para relançamento do Minha Casa, Minha Vida

Justiça Eleitoral aceita denúncia e Crivella se torna réu por falsidade ideológica eleitoral

Em comemoração de aniversário do PT, Lula volta a chamar impeachment de Dilma de golpe

Após ficarem mais de uma semana sob escombros, três jovens são resgatados na Turquia