Ações virtuais e presenciais pelo estado de SP valorizam história e cultura negra
Programação conta com filmes, exposições, oficinas e cursos livres
19/11/2021 20h27
Dia da Consciência Negra, comemorado neste sábado (20), será marcado por oficinas culturais pelo estado com o intuito de valorizar a história e a cultura negra. Todas as atividades são gratuitas e estarão disponíveis de forma virtual e presencial.
Programação preparada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo contará com filmes, peças de teatro, exposições, saraus, oficinas e cursos livres. Roteiro inclui mais de 100 ações virtuais e presenciais.
Leia também: IZA transforma a estética futurista em negra e feminina em “Sem Filtro”
Capital paulista
Museu Afro Brasil celebra a data com apresentação musical, jogos e brincadeiras, além de tributo ao compositor brasileiro Pixinguinha e show com a Banda Performática.
Teatro Sérgio Cardoso apresenta o musical “A Cor Púrpura”, obra-prima de Alice Walker que retrata um pedaço do mundo do início do século 20 ainda presente nos dias de hoje. A Biblioteca Parque Villa-Lobos traz o sarau “Perifatividade”, ação em que artistas e público se conectam por meio de poesias, músicas, dança e artes visuais.
Fábricas de Cultura promovem bate-papos educativos que abordarão temáticas relacionadas à cultura afro.
Leia também: Casa Museu Ema Klabin e Osesp apresentam concerto em novembro
Interior e litoral
Em Campos do Jordão, o Museu Felícia Leirner leva ao público infantil a contação da história “Meu Crespo é de Rainha'', livro de Bell Hooks, e a oficina ''Boneca Abayomi''.
No Museu Casa de Portinari, em Brodowski, a professora Camila Gonçalves Lima Rosa realiza uma roda de conversa na qual reforça a importância da educação.
O Museu Índia Vanuíre, em Tupã, apresenta a exposição “Movimento Negro em Tupã: Raízes e Resistência” que irá contar a trajetória do movimento negro na cidade por meio de fotos e textos.
A programação completa está disponível no site da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.
REDES SOCIAIS