Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação
Divulgação

Explorando o gênero R&B para sua nova fase, a IZA lançou, nesta sexta-feira (19), o clipe do novo single "Sem Filtro”. Roteirizado pela própria cantora e dirigido por Felipe Sassi, o clipe dá uma guinada radical sobre o clima solar do single anterior “Gueto”.

Segundo IZA, “Sem Filtro” foi o projeto mais ousado de toda a carreira, e que de certa forma traduz seus próximos projetos. “Estou em um momento que me sinto mais segura para me expor ainda mais”, disse. “Consegui olhar, com menos medo, para coisas muito íntimas minhas, que estavam engasgadas nas minhas outras músicas”.

“É um clipe mais sexual, e acho que faz parte da narrativa que quis construir. Foi uma viagem muito gostosa que a música me permitiu fazer”, explicou a cantora. Com um tom mais sombrio, misterioso e fatal, os cenários trazem características futuristas, algo que IZA afirmou ser uma estética que sempre quis explorar mas nunca teve a oportunidade.

Leia também: Anitta homenageia Marília Mendonça no Grammy Latino; 'Vamos lembrar de você hoje amanhã e sempre'

Construir esses universos em seus projetos, com uma liberdade criativa, é a realização de um sonho, segundo ela. “Sempre quis me ver nessa estética de filmes anos 80, um futuro mais cafona. E, como mulher negra, não costumava me enxergar nesse universo”, revelou, afirmando que foi uma forma de trazer o universo da ficção científica para ela.

A cantora explorou significados até no figurino do projeto, construindo a metáfora das feridas que viram armadura. Para ela, trabalhar nas roupas de um clipe como esse é uma oportunidade de transitar no universo da moda e mostrar que é possível para mulheres negras existirem nesse espaço.

Veja o clipe:

Com “Sem Filtro” sendo lançado às vésperas do Dia da Consciência Negra (20 de novembro), IZA reforçou a necessidade de viver as questões raciais em todos os meses. “Infelizmente ainda têm pessoas que veem isso como ‘mimimi’, e é justamente por isso que precisamos falar sobre isso. Entendo que seja desconfortável reconhecer seu privilégio e seu papel no racismo, mas esse desconforto é muito pequeno perto do real perigo que corremos todos os dias”, opinou a cantora.

Leia também: Anavitória e Ivete Sangalo são premiadas em Grammy Latino; veja lista dos brasileiros vencedores

Com produção de Rafinha RSQ, a canção é de autoria de Luccas Carlos, referência em R&B e rap no país. No fim de 2020, IZA participou de um camp com o compositor, onde escreveram várias músicas, e “Sem Filtro” foi a favorita da cantora.

“Luccas é um um cara inventivo com melodias incríveis, é a cara do R&B nacional, um gênero que tanto cresce e se desdobra”, contou. IZA não abriu o jogo sobre próximos projetos, mas afirmou que tem planos com Luccas.

“Sem Filtro” já está disponível nas plataformas digitais.