29 de novembro é um dia de celebração para a literatura brasileira. Conceição Evaristo, linguista e escritora, completa 75 anos de idade. Suas obras abordam temas como a discriminação racial, de gênero e de classe em poesias, romances, contos e ensaios, O seu trabalho já rendeu inúmeros prêmios, como o Jabuti, o mais importante no país.
Entre suas principais obras, estão Becos da Memória (2006), Olhas D’Água (2014), Ponciá Vicêncio (2003) e Insubmissas Lágrimas de Mulheres (2011), e foram traduzidas para diversos idiomas.
Devido seu grande trabalho como escritora, ela foi tema da Ocupação do Itaú Cultural de São Paulo em 2017, e a grande homenageada na Bienal do Livro de Contagem em 2019.
Além dos livros, Conceição também dedicou parte da sua vida profissional dentro da sala de aula. Na década de 1970, saiu de Minas Gerais, onde nasceu, e mudou-se para o Rio de Janeiro. Lá começou lecionar na rede municipal de Niterói.
Leia também: 'Difícil de acreditar que nós perdemos George há 20 anos', declara Paul MacCartney
Desde jovem, mostrou interesse na vida acadêmica. Fez mestrado na PUC-Rio e doutorado na Universidade Federal Fluminense, ambos com foco em literatura. Seu trabalho fez com que desse aula em diversas instituições no Brasil e no mundo.
Relembre a última participação de Conceição Evaristo no Roda Viva:
REDES SOCIAIS