Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pierre Yves Refalo
Pierre Yves Refalo

A TV Cultura, num gesto de reconhecimento à contribuição cultural de Rolando Boldrin, transforma o espetáculo "O Samba está na Moda", show de celebração dos 85 anos do apresentador do Sr. Brasil, em um especial de fim de ano. O programa irá ao ar na noite de véspera de natal, em 24 de dezembro, às 22h.

Em entrevista exclusiva ao site da TV Cultura, o apresentador explicou como surgiu a ideia do show e a parceria com o grupo Casuarina.

“A primeira coisa foi o Casuarina, um grupo do Rio de Janeiro. Eles pensaram em gravar e fazer um trabalho com músicas minhas. Pouca gente sabe do meu trabalho como compositor. A Patrícia, minha esposa, mandou uma seleção das minhas canções para ouvirem. Eles se animaram em fazer um espetáculo e um disco”, explicou.

A ideia de fazer o show coincidiu com o 85º aniversário dele. E um número marcante merecia uma comemoração especial.  O próprio Boldrin sugeriu a produção do espetáculo para a TV Cultura. A ideia foi aceita na hora.

Leia também: Conheça Gonçalo Borges, autor da arte de 85 anos de Rolando Boldrin

“Todos ficaram animados com isso. Escolhemos, juntos, 12 obras de minha composição e eu montei todo o roteiro. Aí, a TV Cultura teve a ideia de transformar esse espetáculo, que eu ia fazer em São Joaquim da Barra, minha terra, em um especial de fim de ano, como presente ao meu trabalho e a minha vida dentro da emissora”, contou.

Reencontro com o público

Devido à pandemia da Covid-19, as gravações do Sr. Brasil estão paralisadas há quase dois anos. O programa sempre contou com a presença do público e artistas de todo o país. A gravação do "O Samba está na Moda" foi o primeiro contato de Boldrin com uma plateia desde março de 2020. Ele não negou que foi emocionante. “O impacto psicológico de estar num palco de teatro em São Joaquim, e no dia do meu aniversário, foi muito forte. Foi emocionante tudo”, disse.

Para a realização do evento, todos os protocolos sanitários foram respeitados. O teatro não pode receber 100% de sua capacidade e o uso de máscara era obrigatório.

Além dos fãs do apresentador, a plateia também contou com a presença de toda sua família. Isso fez com que o espetáculo ganhasse uma conotação ainda mais especial. “Fazia muitos anos que eu não ia lá, a minha família toda de lá, E foi tudo muito emocionante. Imagina, eu saí da cidade com 16 anos e depois voltar para lá para comemorar o aniversário de 85? Poxa no meu tempo não tinha teatro lá”, comentou.

Composições e músicas

Esse lado escondido de compositor mostrou novas faces de Boldrin. A primeira é a paixão dele pelo samba. Popularmente conhecido pela música caipira, ele revelou seu lado fã para um dos maiores estilos musicais brasileiros.

“Pouca gente sabe que eu componho samba. Eu sou muito ligado a música caipira e também a música tradicional. Aquelas músicas de raiz que eles falam, né? Eu gosto de samba, gosto da música brasileira em geral”, revelou.

Leia também: Grupo de samba Casuarina participa de Especial de Fim de Ano de Rolando Boldrin

Como poucas pessoas conheciam o lado compositor, muitas dessas canções estavam guardadas na gaveta. Uma das principais foi a composição em parceria com Adoniran Barbosa, escrita há 50 anos.

Outro destaque foi para uma música escrita por ele e censurada pela Ditadura Militar. “É um samba choro sobre uma menina que passava na frente do quartel e todo mundo se apaixonava por ela, a começar pelo sentinela até o General. Essa música foi censurada e eu não pude gravar na época. Coisa entre 40 e 50 anos atrás”, disse.

Expectativa para o espetáculo

Durante a entrevista, Boldrin revelou que não consegue segurar a ansiedade para ver o show na tela da televisão. “Estamos na expectativa de ver todas essas músicas no ar no dia de Natal. Meus parceiros, o Casuarina, fizeram esse trabalho comigo, É um grupo muito bom e muito cuidadoso com a música brasileira. Eles gravam muitas coisas diferentes”, disse.

Para quem também está na expectativa para assistir a esse show, ele mandou uma mensagem: “Prepare o seu coração para as coisas que vamos cantar".