Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação
Divulgação

O Governo de São Paulo anunciou, nesta terça-feira (8), as próximas atividades do Programa Modernismo Hoje, iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa com a Secretaria de Turismo e Viagens que celebra o centenário da Semana de Arte Moderna e reúne um total de 270 atividades culturais das instituições do estado.

Cerca de 186 destas atividades já foram realizadas e 84 estão programadas. Foi realizado um investimento total de R$ 50 milhões e quatro eixos articulados: programação cultural, Agenda Tarsila, Fomento a projetos de Articulação institucional.

Os destaques de 2022 ficam por conta de “Modernismo. Destaques do Acervo”, na Pinacoteca, com 134 obras de artistas modernistas que fazem parte do acervo do museu; a exposição “O Atelier de Brecheret", no Museu Catavento, sobre a vida e a obra de Victor Brecheret; a mostra “Pilares de 22”, no Memorial da América Latina, com caricaturas de artistas brasileiros que influenciaram o modernismo na América Latina; a exposição “Esse Extraordinário Mário de Andrade”, no Museu Afro Brasil; e a projeção mapeada “100 anos de Modernismo / São Paulo celebra a Semana de 22”, do Estúdio Bijari, na fachada do Palácio dos Bandeirantes.

Leia também: "Lightyear": Filme focado em Buzz Lightyear ganha novo trailer; Confira

A partir de abril, estão previstas a inauguração da exposição “A Arte Sacra dos Modernistas” no Museu de Arte Sacra de São Paulo, com obras de artistas modernistas criadas a partir da religiosidade e da fé; da galeria multimídia do Museu Casa de Portinari (Brodowski, interior de SP), apresentando as obras de Candido Portinari reunidas em seu Catálogo Raisonné; e da mostra multimídia e interativa “100 Anos Modernos” no MIS, com curadoria de Marcello Dantas.

“É fundamental afirmar a potência e o caráter transformador da arte e da cultura”, afirmou o secretário de Cultura e Economia Criativa, Sérgio Sá Leitão. “O Programa Modernismo Hoje traz a Semana de Arte Moderna, um patrimônio do Brasil, para a agenda da sociedade para que as pessoas conheçam e interajam com o tema. Também queremos deixar um legado, como a nova Casa Mário de Andrade."

Outro projeto que será inaugurado até dezembro deste ano é a ampliação da Casa Mário de Andrade, museu que foi casa do grande escritor modernista na Barra Funda, zona oeste da capital. O local deve sediar um complexo sobre o modernismo, com áreas expositivas, núcleo educativo, sala multimídia e acervo.

Leia também: Vida de Michael Jackson é adaptada em cinebiografia com roteirista vencedor do Oscar