Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Montagem/TV Cultura
Montagem/TV Cultura

Os filmes "A Múmia" (1999), "O Retorno da Múmia" (2001) e "A Múmia Tumba do Imperador Dragão" (2008) foram grandes sucessos de bilheteria da Universal Studios no início dos anos 2000.

A saga, cheia de aventuras, romance e comédia, que ainda hoje tem seus fãs que pedem um quarto filme, está com mais de duas décadas de idade e o sie da TV Cultura mostra o que aconteceu com os atores desta franquia.

1. Brendan Fraser ( Rick O'Connell)

O ator Brendan Fraser era um grande galã no início dos anos 2000 e deu vida ao personagem Rick O’Connel, um aventureiro americano contratado para levar um grupo de exploradores até a cidade de Hamunaptra, que abriga um grande tesouro e uma maldição.

A carreira de Fraser deu uma esfriada após o fim dos filmes de "A Múmia". Ele chegou a fazer dois filmes de aventura, o "Coração de Tinta" e "Viagem ao Centro da Terra", mas não obteve tanto sucesso. O ator se afastou de Hollywood e afirmou em entrevista à revista americana GQ que sofreu abusos sexuais quando estava no seu auge.

Atualmente, Fraser participou de séries como "The Affair", "Trust" e "Condor". Seu trabalho mais atual é o seriado "Patrulha do Destino", onde vive o Homem-Robô.

2. Rachel Weisz (Evelyn Carnahan)

Rachel deu vida à personagem Evelyn Carnahan, uma brilhante bibliotecária que sempre estava atrás de aventuras. Assim como Fraser, a atriz já fazia sucesso na época por filmes como "Beleza Roubada" e "No Campo das Paixões", sendo sua performance neste último seu passe de entrada para "A Múmia".

A atriz só participou dos dois primeiros filmes de "A Múmia", mas desde então construiu um currículo bastante sólido atuando em grandes e elogiadas produções, como "O Jardineiro Fiel", "A Favorit"a, "O Legado Bourne", "Um Olhar do Paraíso" e "A Casa dos Sonhos", onde atuou com seu marido, o 007 Daniel Craig.

3. John Hannah (Jonathan Carnahan)

O ator John Hannah interpretou o irmão de Evelyn, Jonathan, um cara engraçado ambicioso e muito medroso. Ele protagoniza algumas das cenas mais hilárias da aventura.

Após o fim dos filmes, Hannah continuou atuando e apareceu principalmente em séries de TV. Ele participou de "Spartacus", onde viveu Batiatus, "Atlantis" e "Agents of S.H.I.E.L.D".

4. Arnold Vosloo (Imhotep)

Arnold Vosloo deu vida à Múmia, o grande vilão do filme, conhecido como Imhotep, um ser semi deus que volta à vida com poderes sobrenaturais capazes de grande destruição.

Após a participação na trilogia, o ator continuou sua carreira com sucesso e participou de séries conhecidas, como "24 Horas", "Charmed", "Chuck" e "NCIS", o ator também é conhecido por dublar vários personagens da DC nas animações.

Veja imagens: Webstory: Veja como estão os atores da franquia "A Múmia"

5. Oded Fehr (Ardeth Bay)

O ator israelense Oded Fehr interpretou o guerreiro Ardeth Bay, chefe dos Medjai, uma ordem de guerreiros que guardam e vigiam Hamunaptra há séculos. "A Múmia" foi seu primeiro papel no cinema.

Após o fim dos filmes, o ator participou de "Gigolô Europeu Por Acidente" e "Resident Evil" 2, 3 e 5, além de ter participado das séries "NCIS", "The Blacklist" e "Once Upon a Time". Assim como Arnold, o ator participa de dublagens das animações da DC.

6. The Rock ( Escorpião Rei)

Dwayne Johnson, o The Rock, fez sua estreia nos cinemas no filme "O Retorno da Múmia" como Mathayus, o Escorpião Rei, um guerreiro que viveu antes dos acontecimentos de "A Múmia" e é ressuscitado no segundo filme da franquia.

Após o filme, a carreira de The Rock deslanchou nos cinemas. Ele ganhou um filme solo do Escorpião Rei, em 2002, e na sequência participou de grandes filmes como "Jumanji", "Velozes e Furiosos" e "Adão Negro".

7. Jet Li (Imperador Ham)

O ator Jet Li, conhecido pelos seus filmes de artes marciais, deu vida ao vilão Ham, o Imperador da China, no terceiro filme da franquia, que é ressuscitado e pretende retomar o controle da China e posteriormente dominar o mundo.

Jet Li já tinha uma carreira consolidada quando participou do filme e sua trajetória continuou com os sucessos dos filmes "Mercenários", no qual ele faz parte da equipe de Sylvester Stallone, e no filme "Reino Proibido", em que participa com Jackie Chan.