Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução | TV Globo
Reprodução | TV Globo

Morreu neste domingo (19) Léo Batista, um dos maiores nomes do jornalismo esportivo brasileiro, aos 92 anos de idade.

O dono da “voz marcante”, que narrou incontáveis gols na televisão e no rádio, estava internado desde o dia 6 de janeiro no Hospital Rios D'Or, na Freguesia, zona oeste do Rio de Janeiro.

O jornalista sofria com complicações de um tumor no pâncreas e uma trombose, formação de coágulo sanguíneo em veia ou artéria.

Leia também: Corinthians x Velo e Santos x Ponte Preta; onde assistir aos jogos do Paulistão deste domingo (19)


Vida e carreira

Nascido em 1932, na cidade de Cordeirópolis, interior de São Paulo, Léo Batista é filho de imigrantes italianos e, já criança, brincava de locutor de rádio com latinhas de tomate. 

Batista começou sua carreira no rádio, passando pela Rádio Clube de Birigui, interior paulista, onde trabalhou com esporte pela primeira vez. Antes de morar no Rio de Janeiro, também trabalhou em Piracicaba.

Em 1952 o locutor começou a trabalhar na Rádio Globo. Três anos depois, recebeu o convite para trabalhar na televisão, na TV Rio. Ele chegaria à Rede Globo em 1970, emissora na qual trabalhou até o começo deste ano, pouco antes de falecer. 

Dentre seus mais de 70 anos na comunicação, participou de coberturas de Copas do Mundo, Olimpíadas, Fórmula 1 e diversos outros eventos esportivos. Fora do esporte, foi o primeiro jornalista a dar a informação do suicídio de Getúlio Vargas, em 1954, na Rádio Globo. 

Léo Batista acumula apresentações em programas como Jornal Nacional, Jornal Hoje e desfiles de carnaval. Ele também é precursor na criação das atrações esportivas da Globo, como o Esporte Espetacular e o Globo Esporte. 

Leia também: Ganso é afastado do Fluminense para tratar inflamação no músculo do coração