Laerte relembra embates com feministas radicais: “Fui chamada de homem”
No Provoca, artista contou histórias e momentos de discussões com representantes do movimento feministas e do preconceito que sofreu
26/04/2022 22h30
O Provoca desta terça-feira (26) recebeu Laerte, uma das mais importantes cartunistas e chargistas do país. Em conversa com Marcelo Tas, ela falou sobre o processo de reconhecimento de identidade, carreira e dramas familiares.
Uma das principais dores de cabeça que a artista teve nos últimos anos foram as discussões com feministas de alas mais radicais. Laerte revelou que já foi chamada de homem por essas pessoas, que não a aceitam como uma mulher trans.
Leia também: Johnny Depp presta novo depoimento e divulga mais áudios de Amber Heard
“Quando dá para debater com essas pessoas, eu vou lá e me explico. Pra mim, identidade de mulher tem um lugar histórico e é muito claro e nítido. A mulher trans também tem um lugar, mas é distinto desse. Não tem problema nenhum uma pessoa trans que se identificar como mulher. Não há problema em reunir esses interesses e objetivos”, explicou.
Ao longo da entrevista, ela criticou as pessoas que querem impor limites para pessoas e acredita que essas barreiras são prejudiciais. Para exemplificar, lembrou de um episódio quando uma mulher trans a cobrou para colocar silicone. Laerte disse que não irá colocar e não é isso que a define.
Assista ao trecho completo:
O Provoca é apresentado por Marcelo Tas e vai ao ar às terças, às 22h, na TV Cultura, site oficial da emissora e canal do programa no YouTube.
Assista ao programa completo:
REDES SOCIAIS