Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pexels
Pexels

Nesta quarta-feira (4) é comemorado o Dia de Star Wars, ou ‘’Star Wars Day’’, como é comentado nas redes sociais pelos fãs do longa.

Para entender a escolha da data, é preciso lembrar de um dos bordões da franquia: “Que a força esteja com você” que traduzida para o inglês passa a ser “May the force be with you”. É aí que surge o trocadilho “May the fourth be with you”, que em português significa “que o 4 de maio esteja com você’’, usada especificamente para a comemoração do Dia de Star Wars.

Segundo a história da origem da data reconhecida pela produtora Lucasfilm, a frase foi utilizada pela primeira vez em 4 de maio de 1979, o dia em que Margaret Thatcher tomou posse como primeira-ministra do Reino Unido.

Era 25 de maio de 1977 quando Star Wars ocupou, pela primeira vez, as telas do cinema. Na época, a produção se tornou a maior bilheteria de todos os tempos, alcançando uma arrecadação de mais de US$ 775 milhões. O longa conquistou também sete estatuetas no Oscar.

A primeira comemoração do Star Wars Day aconteceu em 2011, no Canadá. Na época, o Toronto Underground Cinema organizou um festival dedicado à franquia, com a exibição de todas as produções.

Leia mais: Louis Leterrier assume como novo diretor de "Velozes e Furiosos 10"Jack Harlow divulga tracklist completa de seu novo disco ‘Come Home The Kids Miss You’