O compositor e músico grego Evángelos Odysséas Papathanassiou, conhecido como Vangelis, morreu aos 79 anos de idade. Segundo informações do jornal britânico The Guardian, Vangelis morreu em um hospital na França, onde estava internado.
O músico ganhou fama na década de 1980 por compor trilhas sonoras para filmes. Em 1981, por exemplo, Vangelis ganhou o Oscar de melhor trilha sonora original com o filme “Carruagens de Fogo” (1981).
Leia também: ‘’Velozes e Furiosos 10’’ terá retorno do ator Scott Eastwood
“Chariots of Fire” ficou conhecida mundialmente no cinema e foi utilizada inúmeras vezes desde então. Ele também compôs para a trilha sonora do filme "Blade Runner" (1982), pela qual também levou uma estatueta do Oscar.
Seu currículo também tem contribuições para filmes como Rebelião em Alto-Mar (1984), Francesco - A História de São Francisco de Assis (1989), Lua de Fel (1992) e Alexandre (2004).
Segundo a assessoria de Vangelis, ele morreu na noite da última terça-feira (17). A notícia foi comentada pelo primeiro-ministro da Grécia, Kyriakos Mitsotakis, em suas redes sociais.
Leia também: Nasce primeiro filho de Rihanna e A$AP Rocky, diz site
"Vangelis Papathanassiou não está mais conosco. Para o mundo todo, essa notícia triste afirma que o mundo da música perdeu o internacional Vangelis. O protagonista do som eletrônico, do Oscar, do mito e dos grandes sucessos", escreveu.
"Para os gregos, entretanto, sabendo que seu segundo nome era Odysséas, significa que ele começou sua jornada nas Estradas de Fogo. De lá, ele sempre nos enviará suas mensagens", terminou.
REDES SOCIAIS