Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura




No Provoca desta terça-feira (7), Marcelo Tas recebeu a psicanalista Vera Laconelli. Mestre e doutora em psicologia pela USP, escritora e colunista da Folha de S.Paulo, ela se dedica à pesquisa sobre família e faz reflexões sobre liberdade, costumes, relações afetivas e outros.

Um dos principais temas do programa foi a relação entre crianças e tecnologia. Para a psicanalista, a sociedade deu uma “desbundada” com os aparelhos e os pais não souberam lidar com esse tipo de situação.

Leia também: Conjunto Nordeste estreia no Sesc Pinheiros nos dias 18 e 19 de junho

“Os adultos que deveriam dar o exemplo, ficaram siderados com os aparelhos. Nós somos a primeira geração que foi invadida por esse negócio, que foi feito apenas para as pessoas ganharem dinheiro e não para o bem da sociedade. Prova disso é que os engenheiros do Vale Silício que invadiram os smartphones não dão para os filhos”, disse.

Apesar da demora para lidar conta, a psicanalista afirmou que os adultos estão começando a se conscientizar sobre o uso excessivo dos smartphones. Porém, ela diz que muitos deles ainda tem medo de tirar os aparelhos das mãos dos filhos. “Agem como se as crianças fossem ter um surto”, criticou.

Relação dos pais com os filhos

As tecnologias também interferem na relação dos pais com os filhos. Segundo a pesquisadora, muitos dão os aparelhos para os pequenos pelo fato de estarem sobrecarregados e classificou a situação como “alarmante”.

“Primeiro, não há uma escolha sem perda. Se você ama trabalhar, e é uma coisa que se dedica, é claro que está tirando sua atenção e tempo de outro lugar. Se você gosta de estar com os filhos, é claro que você vai tirar alguma coisa do seu trabalho. Assim é a vida amorosa e a vida social”, explicou.

Leia também: Netinho de Paula participa do Estação Livre sobre samba, nesta sexta-feira (10)

Por último, ela reclamou das novas gerações que querem ter “100% de aproveitamento”, que é fazer escolhas sem perder nada.

Assista ao programa completo:

O Provoca é apresentado por Marcelo Tas e vai ao ar às terças, às 22h, na TV Cultura, site oficial da emissora e canal do programa no YouTube.