O Estação Livre desta sexta-feira (10) fala sobre samba. A edição homenageia o ritmo brasileiro que influencia em diferentes estilos da música popular e conta com depoimento do cantor Netinho de Paula, ex-vocalista do Negritude Júnior.
Apresentado por Cris Guterres, o programa vai ao ar às 22h, na TV Cultura.
Leia também: Fernando Bezerra diz que PL de teto do ICMS deve ser votado na próxima segunda
Cris recebe no estúdio, para enriquecer a discussão sobre o tema, o sambista Maurílio de Oliveira e Alexandre Magno, conhecido como Nenê, presidente da União das Escolas de Samba Paulistanas. O programa também destaca as origens do samba e Nenê afirma: “O samba é marginalizado desde que desceu do morro e tomou as ruas”.
Netinho de Paula conversa com a reportagem do Estação para falar sobre o pagode dos anos 90, uma das vertentes do samba que mantém os hits da época vivos até hoje. “É uma contradição dizer que não gosta de samba, porque todos os estilos de música no Brasil têm alguma coisa de samba, inclusive o sertanejo”, comenta o sambista Maurílio.
Leia também: Postos do Poupatempo em SP arrecadam cobertores do Inverno Solidário 2022
O programa também apresenta reportagens sobre o novo filme de Joel Zito, "O Pai da Rita", que faz uma viagem no bairro do Bixiga, em São Paulo, e na escola de samba Vai-Vai; a raiz do samba carioca com a matriarca do ritmo Tia Ciata; a atuação feminina no estilo musical; e o "embranquecimento" das escolas de samba.
REDES SOCIAIS