O Provoca desta terça-feira (14) recebe o designer e estilista Ronaldo Fraga, um dos principais nomes da moda no Brasil. Durante a conversa, eles conversaram sobre moda, política e o passado do artista.
A orientação sexual de Fraga foi um dos assuntos debatidos no programa. Após 20 anos de casamento com uma mulher e dois filhos, ele se declarou homossexual e iniciou um relacionamento com um homem.
Com bom humor, ele afirmou que não foi difícil se assumir, pois ouviu brincadeiras sobre sua sexualidade durante toda carreira. Mas não negou que foi desafiador contar para os filhos.
“Quando fui conversar com meus filhos, eu contei toda a história de como conheci a pessoa, de que jeito e qual foi a sensação que ela provocou em mim. Só no final, eu contei o detalhe que era um rapaz. Pra mim era apenas um detalhe. Mas sei que esse detalhe, no país que a gente vive, mata”, contou.
Leia também: Ronaldo Fraga conta desafios para aprender design de moda na juventude: “Fui escondido fazer o curso”
O estilista revelou que os filhos aceitaram, mas não negaram o medo dele sofrer algum tipo de violência por conta da orientação sexual. Fraga fez questão de tranquiliza-los.
“Parei em frente a uma comunidade que tem em Belo Horizonte e disse para eles: ‘olha a grossura do meu casco, eu sou elite’. Expliquei que não podem me maltratar. Mas mostrei que diversas pessoas que vivem na comunidade sofrem por serem igual a mim”, disse.
Assista ao trecho completo:
O Provoca é apresentado por Marcelo Tas e vai ao ar às terças, às 22h, na TV Cultura, site oficial da emissora e canal do programa no YouTube.
Assista ao programa completo:
REDES SOCIAIS