Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/MISExperience
Reprodução/MISExperience

No mês de julho, 55 polos culturais de São Paulo recebem a exposição “Revisitando Portinari”, com releituras de obras do consagrado pintor paulista, produzidas por grafiteiros e artistas da periferia selecionados por CEUs e Fábricas de Cultura espalhados pela capital e Grande São Paulo.

Leia mais: Seis dicas de leitura para as férias de julho

A mostra é resultado de uma ação realizada por meio da exposição “Portinari para todos'', em cartaz no MIS Experience, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo.

O evento de abertura, que contará com entrega de certificados a todos os participantes, acontece no dia 16, às 11h, no MIS Experience.

Revisitando Portinari, dentro do novo programa MIS em Cena, é a maior exposição de artes visuais já realizada na cidade de São Paulo e região, contemplando de forma simultânea em 55 espaços públicos com obras de 61 artistas da periferia, cada qual materializando o seu olhar sobre uma das obras de Portinari, escolhida de forma livre.

A proposta de levar a mostra aos pontos mais afastados do centro da cidade de São Paulo tem não só o objetivo de aproximação da população com a arte, mas especialmente a iniciação do contato com este universo, visto que os espaços escolhidos têm predominância de público infanto-juvenil.

A exposição expande o alcance para todos para além do espaço expositivo do MIS Experience e permite que mais e mais pessoas conheçam quem foi o pintor. “É uma ação de grande impacto no nosso cenário cultural – queremos aproximar Portinari da população”, observa Marcos Mendonça, diretor geral da ACCIM, Associação Cultural Ciccillo Matarazzo, que gere o MIS, MIS Experience e Paço das Artes.

“Estamos levando essas obras para todas as regiões de São Paulo, incluindo os locais de origem dos artistas da periferia que participaram da ação. Assim, toda a comunidade no entorno terá condições de prestigiar os trabalhos”, pontua.

A ação ainda possibilitará que todos os frequentadores dos CEUs e Fábricas de Cultura possam visitar a exposição Portinari para todos, a maior já feita sobre o pintor brasileiro, gratuitamente, até o dia 31 de julho.

Leia também: Tudum 2022: Netflix anuncia evento mundial com 24 horas de programação