Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

O Provoca deste terça-feira (26) recebe Thiago André, criador e roteirista do podcast História Preta.

Durante a conversa, Marcelo Tas provocou o entrevistado e quis saber como André escondia posições políticas enquanto estava no Exército. Ele diz que não era uma tarefa fácil, mas era necessário por conta da Constituição.

“Não é uma questão só de norma, é a Constituição Federal, que veda o militar o direito que todo cidadão civil tem de opinar sobre política. É uma instituição de estado e, em tese, deveria se manter isenta”, explica.

Porém, Tas analisa todo esse cenário e diz que o governo Bolsonaro estimula os militares a se posicionarem politicamente. Na visão dele, essa postura “não é legal”. André confirma que muitos pediam para ele fazer o mesmo, mas ele seguiu respeitando a Constituição.

Leia também: Bebé apresenta seu álbum homônimo no SESC Pompeia nesta quinta-feira (28)

“A gente viu generais subindo em palanque e falando. Mas, eu era sargento, praça, classe trabalhadora das Forças Armadas. Não podia me dar o luxo de falar”, revela.

Apesar de respeitar as regras, ele diz que resistiu até o último momento e revelou que chegou até o limite dentro do Exército.

Assista ao trecho completo:

O Provoca é apresentado por Marcelo Tas e vai ao ar às terças, às 22h, na TV Cultura, site oficial da emissora e canal do programa no YouTube.

Assista ao programa completo: