Entretenimento

Descriminalização x Legalização da cannabis: Entenda a diferença

O Estação Livre conversou sobre o uso recreativo e medicinal da erva


12/08/2022 22h15

O Estação Livre desta sexta-feira (12) recebeu a pesquisadora e socióloga Iara Vicente e Juliana Borges, escritora e pesquisadora, para conversar sobre o tabu que envolve o uso da cannabis, seja de forma recreativa ou medicinal.

Quando se fala da erva, a maior discussão é a liberação da droga, mas você sabe a diferença entre a legalização e a descriminalização? Juliana explicou durante o programa:

“A descriminalização permite que o usuário faça uso da substância sem ser punido por isso. Quando a gente fala em legalização, envolve todo um processo para regular a produção e comercialização da substância. Quem pode vender, quem pode produzir. Envolve até o sistema do SUS, por exemplo.”

Iara enxerga a descriminalização como o primeiro passo no Brasil, mas acredita que a legalização seja o melhor caminho, pois atende uma parcela maior da população.

“Existe um amplo número de enfermidades que podem ser beneficiadas pela cannabis como instrumento terapêutico”, exemplificou a socióloga.

Leia mais: “A proibição não é baseada em dados científicos", afirma pesquisadora

Assista ao programa na íntegra: 

O programa Estação Livre é apresentado pela jornalista e empreendedora Cris Guterres, considerada pela revista Forbes uma das criadoras de conteúdo mais inovadoras de 2020. Feita por uma maioria de mulheres pretas, a atração tem a missão de valorizar a cultura.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Atirador mata três pessoas e deixa outras cinco feridas na Universidade de Michigan, nos EUA

Lula visita Santo Amaro, na Bahia, para relançamento do Minha Casa, Minha Vida

Justiça Eleitoral aceita denúncia e Crivella se torna réu por falsidade ideológica eleitoral

Em comemoração de aniversário do PT, Lula volta a chamar impeachment de Dilma de golpe

Após ficarem mais de uma semana sob escombros, três jovens são resgatados na Turquia