Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução: TV Cultura
Reprodução: TV Cultura

No Estação Livre desta semana, Cris Guterres conversou com a pesquisadora e socióloga Iara Vicente e com a escritora e pesquisadora Juliana Borges sobre os diversos temas que envolvem a cannabis.

Elas debateram se, em algum momento, a erva será legalizada no Brasil.

Leia mais: Descriminalização x Legalização da cannabis: Entenda a diferença

Segundo Juliana, o debate para uso medicinal está avançando, mas ainda é necessário evoluir na discussão do uso recreativo. Para a pesquisadora, é uma questão de liberdade.

Nós sempre fizemos uso de substâncias que mexem com a nossa percepção de realidade [...] Mas para avançar nesse assunto, precisamos avançar na discussão sobre cuidados e redução de danos”, disse.

Complementando a fala, Cris Guterres alertou para os malefícios que o tabu causa nesse avanço.

“A gente precisa de informação. Nós não falamos sobre temas como esse. Só tem o silêncio, que traz mais danos”, pontuou a apresentadora.

Voltando para a convidada, Juliana explicou um possível preconceito para tamanha proibição.

“A proibição não é baseada em dados científicos. Ela é baseada em um histórico do Brasil, que envolve racialização. Quem eram as pessoas que usavam a erva? Eram os escravizados”, analisou.

Veja o trecho completo:

O programa Estação Livre é apresentado pela jornalista e empreendedora Cris Guterres, considerada pela revista Forbes uma das criadoras de conteúdo mais inovadoras de 2020. Feita por uma maioria de mulheres pretas, a atração tem a missão de valorizar a cultura.

Assista ao programa na íntegra: