O Estação Livre desta sexta-feira (12) recebeu a pesquisadora e socióloga Iara Vicente e Juliana Borges, escritora e pesquisadora, para conversar sobre o tabu que envolve o uso da cannabis, seja de forma recreativa ou medicinal.
Quando se fala da erva, a maior discussão é a liberação da droga, mas você sabe a diferença entre a legalização e a descriminalização? Juliana explicou durante o programa:
“A descriminalização permite que o usuário faça uso da substância sem ser punido por isso. Quando a gente fala em legalização, envolve todo um processo para regular a produção e comercialização da substância. Quem pode vender, quem pode produzir. Envolve até o sistema do SUS, por exemplo.”
Iara enxerga a descriminalização como o primeiro passo no Brasil, mas acredita que a legalização seja o melhor caminho, pois atende uma parcela maior da população.
“Existe um amplo número de enfermidades que podem ser beneficiadas pela cannabis como instrumento terapêutico”, exemplificou a socióloga.
Leia mais: “A proibição não é baseada em dados científicos", afirma pesquisadora
Assista ao programa na íntegra:
O programa Estação Livre é apresentado pela jornalista e empreendedora Cris Guterres, considerada pela revista Forbes uma das criadoras de conteúdo mais inovadoras de 2020. Feita por uma maioria de mulheres pretas, a atração tem a missão de valorizar a cultura.
REDES SOCIAIS