Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução: TV Cultura
Reprodução: TV Cultura

O Estação Livre desta semana debateu o que é cultura popular.

Apesar de ser alvo de preconceito, o funk é um dos maiores movimentos da juventude periférica e do Brasil. O ritmo musical já é reconhecido como manifestação cultural pela Câmara dos Deputados.

Em diversas comunidades, o baile funk já é tradição, como em Heliópolis, a maior do estado de São Paulo. Segundo um dos moradores, a festa atrai visitantes de todos os lugares da capital e até mesmo do ABC paulista, o que gera empregos à população local.

“Eu comecei junto com a minha esposa e agora já tenho 16 funcionários”, afirma Henrique Oliveira.

Já o DJ Presley, explicou que os bailes garantem um lazer para os jovens da periferia.

Os fluxos são muito democráticos. Você não precisa de convite, nem de muita ‘grana’ para ‘colar’, que quando você é jovem não tem dinheiro para gastar.”

No estúdio do Estação Livre, os pesquisadores Henry Durante e Maurício Badé conversaram sobre a importância dessa cultura.

Confira a reportagem e o trecho completo:

Leia mais: “Cultura popular é o maior ato de resistência”, afirma pesquisador

Assista ao programa na íntegra:

O programa Estação Livre é apresentado pela jornalista e empreendedora Cris Guterres, considerada pela revista Forbes uma das criadoras de conteúdo mais inovadoras de 2020. Feita por uma maioria de mulheres pretas, a atração tem a missão de valorizar a cultura.