Centro Cultural de SP promove ação para devolução dos óculos roubados de Itamar Assumpção
No último final de semana, acessório do cantor foi roubado da mostra “Afro Brasileiro Puro”
31/08/2022 19h34
Após o roubo de um dos pares de óculos do cantor Itamar Assumpção (1949-2003) da mostra “Afro Brasileiro Puro”, no Centro Cultural São Paulo (CCSP), a organização do local começou uma campanha “#DevolvaosÓculosdoIta”. O objetivo é que a pessoa devolva o item pois é um item histórico.
O furto, que acontece eu na madrugada de sexta (26) para sábado (27), foi revelado pelo MU.ITA, museu dedicado à memória e à preservação do acervo de Assumpção. A mostra ficaria em cartaz até 4 de setembro e foi finalizada de maneira antecipada por conta do crime.
A Secretaria Municipal de Cultura, à qual o CCSP é subordinado, informou que foi registrado boletim de ocorrência relacionado ao furto.
Leia também: Museu da Casa Brasileira promove concerto inédito da Orkestra Bandida
Caso o óculos for encontrado, é possível enviá-los de forma anônima para o próprio CCSP, no seguinte endereço: Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso, São Paulo - SP, 01504-000.
Ao anunciar que os óculos foram roubados, o museu disse que não é possível mensurar o tamanho da perda.
"Os óculos talvez sejam o maior símbolo de poder de Itamar que, ao longo de sua trajetória, usou o acessório - necessário para suporte de sua miopia - como um aliado de autoafirmação estética e política, confrontando padrões de comportamento normativo. Os óculos roubados eram uma peça da década de oitenta, única preservada e cuidada pela família após ser falecimento e tem para o acervo do MU.ITA, e de toda a sociedade, um valor inestimável”, informou o MU.ITA.
REDES SOCIAIS