Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Ricardo Ferreira
Foto: Ricardo Ferreira

O décimo segundo disco do compositor, cantor e violonista baiano Vicente Barreto, “Paleolírico", chega às plataformas digitais, Sesc Digital e Lojas Sesc no dia 23 de setembro.

O artista tem uma longa trajetória como compositor e um vasto repertório de parcerias com artistas da música popular brasileira, como Vinicius de Moraes, Tom Zé, Alceu Valença e Paulo César Pinheiro. O último compartilha com ele a autoria da faixa “Roda de Capoeira”, escolhida como single para anunciar o lançamento do álbum.

O repertório acompanha uma investigação arqueológica das memórias musicais mais antigas de Vicente, que nasceu em Salgadália, distrito de Conceição do Coité, no interior da Bahia, mas cresceu na cidade de Serrinha. A produção conta com onze canções, 10 inéditas, e inclui uma homenagem a Niède Guidon, arqueóloga franco-brasileira conhecida mundialmente por sua luta pela preservação do Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí. Há também uma composição com um poema de Miró da Muribeca, escritor e poeta pernambucano que morreu no último mês de julho.

Leia também: Júlia Lemmertz e Vladimir Brichta participam do Metrópolis desta sexta-feira (16)

“Nesse caminho de retorno às paisagens da infância, me deparei com a ideia de um instrumento que existe no Nordeste, que se chama sanfona de oito baixos, ou sanfona Pé de Bode. Essa sonoridade, que eu ouvia desde criança, é parte de uma atmosfera presente nas minhas lembranças mais antigas, relacionadas à música e aos cantores, e foi a partir dela que eu comecei a compor esse disco. A sanfona Pé de Bode foi o mote e o esqueleto desse novo álbum. Eu trago a dinâmica dessa sanfona para o meu violão”, explica.

Na empreitada de busca pelas origens sonoras, ele aponta para o futuro ao aliar-se a uma nova geração de parceiros, como seu filho Rafa Barreto, Maria Beraldo, Caê Rolfsen, Alessandra Leão, Rodrigo Caçapa, Ricardo Herz, Zeca Baleiro e o multiartista Manu Maltez, também responsável pela direção artística do CD e projeto gráfico.

“É um disco sobre o tempo. De um Vicente aos setenta anos escavando as memórias do menino de sete, para a pura invenção no agora”, destaca Maltez.

Leia também: CCXP 2022: Funko anuncia presença no evento em São Paulo

A respeito do álbum, Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo, pontua: “As composições navegam pela memória pessoal do compositor, que é também uma memória sonora coletiva do interior do nordeste brasileiro. Da menção ao violão que emula o som da sanfoninha Pé de Bode à alusão à flor que nasce do cimento na cidade de São Paulo, temos um inventário artístico de Vicente Barreto, em som e palavras. O Sesc apoia a valorização de nossas tradições sonoras, bem como a difusão dos novos expoentes da música nacional. Paleolírico, de Vicente Barreto, alia essas duas pontas – o tradicional e o experimental – numa produção cuidadosa, coerente e inventiva”.

Na cidade de São Paulo, na rede Sesc, o show de lançamento está previsto para ocorrer no mês de novembro.

Faixas

Paleolírico 3'53" Vicente Barreto e Manu Maltez;

Suçuarana 3'31" Vicente Barreto e Manu Maltez;

Niède Guidon 3'41" Vicente Barreto e Manu Maltez;

Flor de Cimento 3'53" Vicente Barreto e Zeca Baleiro

Rebatida 2'25" Vicente Barreto;

Forrózim 4'22" Vicente Barreto e Paulinho Pedra Azul;

Quando Cheguei 2'55" Vicente Barreto e Alessandra Leão;

Palavra Vital 3'10" Vicente Barreto e Rafa Barreto;

Rasante Seco 3'06" Vicente Barreto e Rafa Barreto;

Sanfoninha Pé de Bode 3'25" Vicente Barreto e Manu Maltez;

Roda de Capoeira 4'22" Vicente Barreto e Paulo César Pinheiro.