"A cultura periférica tem que chegar em todo mundo”, afirma rapper
Conheça a Batalha da Leste, evento que acontece em estação de metrô de SP
23/09/2022 20h51
O Estação Livre desta sexta-feira (23) conversou sobre a influência da rua, espaço urbano que organiza as cidades, por onde as pessoas transitam, trabalham e que para alguns também é moradia.
As ruas ainda servem de palco para cultura e diversão, como nas batalhas de rima espalhadas pelo país. A edição apresentou essa tradição por meio da Batalha da Leste, que acontece desde 2011 na estação de metrô Corinthians-Itaquera.
Confira a reportagem completa:
Durante o evento, os MC’s se “atacam” através do hip-hop, mas existem regras, como explicou o apresentador da batalha, MC Andrade.
“É proibido homofobia, machismo…A gente prega bastante pela inclusão de todo mundo, então a gente evita qualquer tipo de envolvimento desse tipo nas rimas”, disse o rapper.
Ainda segundo Andrade, além de criatividade, para se sair bem nas rimas é preciso repertório de periferia.
“Precisa ter vocabulário, estudar o que está acontecendo no mundo, estar atento às gírias da ‘quebrada’”, afirmou.
Os participantes explicaram que a ocupação do espaço público é fundamental para a Batalha da Leste continuar acontecendo, principalmente pelo preconceito.
“A cultura tem que chegar em todo mundo, ainda mais a cultura periférica. Quando a gente faz isso em um espaço público, com parceria do metrô, desmarginaliza um pouco, porque as pessoas acham que é coisa de bandido, que o pessoal vem aqui usar droga”, relatou Bask.
“É muito difícil a gente fazer parte dos lugares privados. Por conta dos preconceitos, é difícil abrirem portas para a gente”, contou ‘Big Mike’.
Leia mais: “Houve um descaso com políticas públicas para pessoas em situação de rua”, afirma ativista
Assista ao programa na íntegra:
O programa Estação Livre é apresentado pela jornalista e empreendedora Cris Guterres, considerada pela revista Forbes uma das criadoras de conteúdo mais inovadoras de 2020. Feita por uma maioria de mulheres pretas, a atração tem a missão de valorizar a cultura.
REDES SOCIAIS