Ativistas lançam sopa de legumes em "Il Seminatore”, obra de Vincent Van Gogh
Ação é um manifesto contra o uso do carvão e as consequências das mudanças climáticas
04/11/2022 12h31
Membros do movimento ambientalista Ultima Generazione lançaram uma sopa de legumes na obra "Il Seminatore”, de Vincent Van Gogh. A situação ocorreu nesta sexta-feira (4), no Palazzo Bonaparte, em Roma, onde está exposta.
A ação dos ativistas é um manifesto contra o uso do carvão e as consequências das mudanças climáticas. Em publicação no Twitter nesta manhã, o grupo escreveu: "Em um futuro em que lutaremos para encontrar comida para todos, como podemos pensar que a arte ainda será protegida?".
De acordo com informações veiculadas pela imprensa internacional,os seguranças agiram imediatamente e fecharam as salas de exposições, além de retirarem os visitantes. De acordo com o jornal Corriere Della Sera, a equipe de curadoria da exposição informou, inicialmente, que "por enquanto, podemos dizer que a obra não foi danificada". Ela estava protegida em uma caixa de vidro.
Outros ataques a obras aconteceram anteriormente, entre eles, o quadro “Sunflowers”, do mesmo artista, e a estátua de cera do rei Charles III.
REDES SOCIAIS