Entretenimento

Centenário de José Saramago ganha edição especial no Entrelinhas desta sexta-feira (11)

“O Evangelho Segundo Jesus Cristo” e “Ensaio sobre a Cegueira” se destacam entre os romances que o português escreveu


08/11/2022 13h35

O Entrelinhas exibe programa dedicado a um dos maiores autores da língua portuguesa José Saramago, que completaria 100 anos neste mês de novembro. A edição vai ao ar nesta sexta-feira (11), às 20h.

Manuel da Costa Pinto entrevistou o escritor José Luís Peixoto sobre “Autobiografia”. O romance publicado em 2019 tem Saramago como personagem central e propõe uma série de cruzamentos entre ficção e documentos biográficos e históricos.

Vida e literatura se misturam também na conversa com a jornalista e escritora Pilar Del Río, companheira do escritor e presidente da Fundação José Saramago. E, ainda, a bióloga Violante Saramago traça uma memória afetiva sobre o pai. No quadro “Booktuber”, Isabella Lubrano dá sugestão sobre qual a obra mais indicada para iniciar a viagem pelo universo do autor.

Leia também: Netflix renova “A Imperatriz” para a segunda temporada

Para encerrar, o Entrelinhas resgata no acervo da TV Cultura a última entrevista que ele concedeu ao programa, em 2008, dois anos antes de falecer. Na ocasião, Manuel conversou com ele sobre aspectos marcantes de sua literatura.

“A entrevista aconteceu na sede da Companhia das Letras, durante a última visita de Saramago ao Brasil, para o lançamento mundial do romance ‘A Viagem do Elefante’. Estava muito abatido por conta de uma longa doença, mas ainda assim mantinha a capacidade de indignação ética e política que sempre marcou sua trajetória pública e literária – como se pode ver nessa entrevista que é, possivelmente, a última que concedeu no país com o qual mantinha relação tão estreita”, explica o apresentador e editor-chefe do programa.

Leia também: Orquestra Sinfônica Heliópolis se apresenta no Masp no dia 15 de novembro

Sobre José Saramago

Vencedor do único Prêmio Nobel da Língua Portuguesa, em 1998, José Saramago nasceu na aldeia de Azinhaga, em Portugal, no dia 16 de novembro de 1922. De origem pobre, trabalhou como serralheiro mecânico, desenhista, funcionário público e jornalista.

Dentre seus romances destacam-se “O Evangelho Segundo Jesus Cristo” e “Ensaio sobre a Cegueira”, adaptado para o cinema por Fernando Meirelles. Saramago morreu em Lanzarote, nas Ilhas Canárias, em 2010.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Atirador mata três pessoas e deixa outras cinco feridas na Universidade de Michigan, nos EUA

Lula visita Santo Amaro, na Bahia, para relançamento do Minha Casa, Minha Vida

Justiça Eleitoral aceita denúncia e Crivella se torna réu por falsidade ideológica eleitoral

Em comemoração de aniversário do PT, Lula volta a chamar impeachment de Dilma de golpe

Após ficarem mais de uma semana sob escombros, três jovens são resgatados na Turquia