Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ Flickr Prefeitura de Belo Horizonte
Reprodução/ Flickr Prefeitura de Belo Horizonte

Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, completaria 110 anos de idade nesta terça-feira (13). Nascido em Exu, Pernambuco, em 1912, o sanfoneiro fez história na música brasileira e se tornou um dos primeiros representantes da cultura nordestina a obter notoriedade em todo o país.

Ao longo de meio século de carreira, Luiz Gonzaga deixou 44 discos de vinil e mais de 50 discos compactos, sem contar os discos gravados em 78 rotações e as coletâneas. Em suas obras, ele levou para o Brasil inteiro a identidade que ele criou para o Nordeste: sanfona, chapéu de couro e gibão.

Leia também: Conheça os vencedores do Tik Tok Awards 2022

Neste ano, o Memorial Luiz Gonzaga, no Recife, reabriu as portas para matar a saudade do cantor, após passar por reforma. O espaço fica no Pátio de São Pedro, no Centro da cidade, e funciona das 9h às 16h de terça a sexta, e das 13h às 16h aos domingos.

O aniversário do Rei do Baião tem também  programação de lançamento de livro. O sanfoneiro abriu espaços em áreas onde era difícil para um nordestino entrar. O escrito "Luiz Gonzaga 110 anos do nascimento" é um box com histórias, cartazes, fotos raras e documentos de toda a vida de Gonzagão.

Leia também: Tributo a Gal Costa encerra projeto “Encontros Históricos” na Sala São Paulo em 2022