“As pessoas se sentiram autorizadas a serem intolerantes”, diz Ilustralu sobre governo Bolsonaro
Quadrinista revela dificuldades em ouvir discursos do ex-presidente Jair Bolsonaro e explica que sua obra foi uma forma de combater falas intolerantes
28/02/2023 22h35
O Provoca desta terça-feira (28) recebe a ilustradora e quadrinista Luiza de Souza, conhecida como Ilustralu, que é autora de “Arlindo”, vencedor da CCXP Awards em 2022, na categoria Melhor Quadrinho.
As primeiras publicações de “Arlindo” aconteceram em 2018 e no período próximo das eleições. Marcelo Tas pergunta qual foi o gatinho para a publicação naquele momento e o que a impulsionou para seguir publicando. Souza explica que os discursos violentos de políticos para o público infantil, sem que elas pudessem responder, foi fundamental.
“Esse discurso de ódio tão horrível, profundo e sem cabimento ser tão amplamente divulgado e de maneira tranquila. A pessoa cometia crimes contra a humanidade enquanto conversava com você e, para ele, estava tudo bem. E a pessoa não podia ter raiva por ouvir um discurso de ódio contra ela mesmo, ouvindo xingamento contra a mãe. Mas na cabeça deles, não podia ter raiva porque era apenas uma opinião”, afirma.
Diante dos discursos de políticos, a quadrinista acredita que as pessoas se sentiram autorizadas a serem intolerantes. O pior é que a reconstrução não deve ser rápida.
Leia também: Onde assistir “Argentina, 1985”, filme do Oscar que retrata trabalho de Julio Strassera e Luis Moreno Ocampo
“Vai demorar muito para reconstruir um país feliz, que dava para conviver com todos”, completa.
Assista ao trecho completo:
O Provoca é apresentado por Marcelo Tas e vai ao ar às terças, às 22h, na TV Cultura, site oficial da emissora e canal do programa no YouTube.
Assista ao programa completo:
REDES SOCIAIS