Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação/TV Cultura
Divulgação/TV Cultura

A faixa CineCult deste domingo (5), na TV Cultura, estreia o ciclo Literatura Brasileira com o premiado “O Quatrilho”, de Fábio Barreto, baseado no livro homônimo de José Clemente Pozenato. Vai ao ar às 22h30.

Com Patricia Pillar, Alexandre Paternost, Bruno Campo e Glória Pires no elenco, o longa se passa em uma comunidade rural composta por imigrantes italianos. Lá, dois jovens casais decidem morar juntos para melhorar de vida e um romance entre dois deles muda a situação.

Leia também: Fanfarra Cornucópia Desvairada se apresenta no Museu da Casa Brasileira no dia 11 de março

O filme foi indicado ao Oscar em 1996, na categoria Melhor Filme Estrangeiro. E rendeu premiações de Melhor direção de arte, Melhor música e Melhor atriz para Glória Pires no Festival de Havana, em 1995; Melhor concepção técnica e Melhor atriz para Glória Pires no Festival de Viña del Mar, em 1996; e Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte também para a atriz brasileira, além do Prêmio do projeto Resgate do Cinema Brasileiro, também em 95.

O atual ciclo do Cine Cult ainda exibirá títulos como “Tati”, “A Garota”, “Inocência” e “Luiza Homem”.

Leia também: Bruce Willis parece não reconhecer a mãe e apresenta comportamento agressivo, diz familiar

Confira a sinopse completa:

O longa se passe em 1910, na pequena comunidade de Santa Corona. Padre Giobbe celebra o casamento de Ângelo (Alexandre Paternost) e Teresa (Patrícia Pillar). Após a cerimônia, ele a lembra de um costume de seus antepassados: como primogênito, deverá abandonar a terra depois do casamento do irmão mais moço e procurar um lote para cultivar. Enfrentando dificuldades na vida conjugal, a bela Teresa reencontra a prima Pierina (Glória Pires), uma mulher rústica, e o marido Mássimo, elegante e sedutor. Mássimo (Bruno Campos) é imediatamente atraído por Teresa, provocando o ciúme de Pierina. Dois jovens casais, descendentes de imigrantes italianos, decidem morar juntos para melhorar de vida. Um romance entre dois deles muda a situação.