Bete Coelho lista dificuldades na captação de verba para fazer teatro: “E ainda acusam a gente de mamata”
No Provoca, artista revela o quão difícil é ter patrocinadores e explica burocracias da Lei Rouanet
07/03/2023 22h25
Marcelo Tas conversa com a atriz e diretora Bete Coelho no Provoca desta terça-feira (7).
Apesar de trabalhar praticamente a vida inteira nesse meio, Tas provoca e pergunta o que Coelho não gosta no teatro. A atriz responde que o que mais cansa é a luta diária por patrocínios e verbas para os espetáculos.
“E tem gente que fala que estamos numa mamata. Isso foi uma destruição que vivemos nos últimos anos com o governo anterior. E o que é a Lei Rouanet? Muita gente não sabe, mas para dar uma resumida. Supondo que irei entrar com os meus projetos, um ‘Romeu e Julieta’, por exemplo. É algo extremamente difícil. Você tem que provar cada coisa, existe um limite para cada item, cada situação, cenário e figurino, Mandamos os custos para o governo e foi aprovada. O que significa? Nada. Você não ganha nada”, explica.
Leia também: TV Cultura revitaliza valioso acervo e disponibiliza serviço ao mercado
A artista ainda explica que, mesmo captando o dinheiro, há uma série de burocracias a serem cumpridas. Então, na visão dela, é impossível viver em uma “mamata” com o dinheiro recebido pela Lei Rouanet.
Assista ao trecho completo:
O Provoca é apresentado por Marcelo Tas e vai ao ar às terças, às 22h, na TV Cultura, site oficial da emissora e canal do programa no YouTube.
Assista ao programa completo:
REDES SOCIAIS