“E se o próximo ‘Neymar’ quisesse ser astrofísico?”: Diretor de “Marte Um” conta ideia inicial do filme
No Provoca, Gabriel Martins conta todo o processo de produzir longa brasileiro que disputou vaga no Oscar 2023
18/04/2023 22h15
No Provoca desta terça-feira (18), Marcelo Tas conversa com Gabriel Martins, diretor de “Marte Um”, filme brasileiro que disputou uma vaga no Oscar 2023 de melhor filme internacional.
Logo na abertura do programa, Tas pergunta qual o processo de colocar uma produção na tela do cinema e ainda ser cotado para concorrer ao Oscar. Martins afirma que essa é uma pergunta que cria várias ramificações e a resposta vária de projeto para projeto. Falando de “Marte Um”, ele conta que foi um projeto de oito anos.
“Eu comecei a pensar após a Copa de 2014, inspirado na ideia: e se o próximo ‘Neymar’ quisesse ser astrofísico? (...) por que a gente tem essa coisa passional pelo futebol?”, revela.
O cineasta ainda explica que o processo começa na escrita e passa por diversas etapas, como a luta por financiamento. No caso de “Marte Um”, que é um longa independente, existe uma dependência maior de dinheiro público.
Leia também: Após prisão de suspeito por vazar fotos de Marília, João Gustavo se pronuncia: “Vão pagar”
“O filme foi filmado em 2018 e finalizado durante a pandemia. A pandemia pega mais um tempo e em 2022 lançado. São oito anos desde a ideia inicial”, completa.
Tas aproveita a explicação e quer saber como ele convidaria uma pessoa que nunca ouviu falar do filme a assistir. Martins acredita que o longa mostra a vida de uma genuína família brasileira, que nem sempre teve espaço na tela do cinema.
Assista o trecho completo:
O Provoca é apresentado por Marcelo Tas e vai ao ar às terças, às 22h, na TV Cultura, site oficial da emissora e canal do programa no YouTube.
Assista ao programa completo:
REDES SOCIAIS