Num mundo dominado pelo Universo Compartilhado da Marvel e seus concorrentes, o conceito de adaptações já não é novidade. No entanto, em meio à histórias de super-heróis e remakes de produções antigas, um público que está começando a aproveitar o poder das adaptações é o fã de quadrinhos para o público jovem.
Geralmente essas histórias tocam em assuntos como exploração de identidade, sexualidade e os primeiros passos na vida adulta. A maioria tem temática LGBTQIAP+ em algum grau. Elas se passam no mundo real, mas também podem ter um toque de fantasia para fazer sentido das situações mais absurdas do cotidiano. E agora estão deixando suas páginas para ganhar espaços nas telas.
No final de abril foi anunciado que 'Arlindo', de IlustraLu, publicado pela editora Seguinte, ganhará série animada. A HQ acompanha o personagem do título vivendo a adolescência nos anos 2000. Em meio à referências nostálgicas, a trama acompanha reflexões sinceras sobre descoberta da sexualidade, homofobia, aceitação e primeiro amor.
Com produção da Birdo Studios, o projeto foi selecionado para o MIFA Pitches, um evento em que são apresentados os melhores projetos de animação em desenvolvimento do mundo todo, no Annecy Festival, na França.
Leia também: Além dos mangás: confira HQs de outros países asiáticos que não o Japão
A série terá roteiro de Rafael Gomes, que divide a direção com Fits e consultoria da própria Ilustralu.
Já no mundo dos live actions, uma das produções que caiu no gosto dos jovens é o quadrinho 'Hartstopper', também publicado pela Seguinte. Os quadrinhos de Alice Oseman foram adaptados para série pela Netflix, que ganha sua segunda temporada em 3 de agosto, acompanhando o amadurecimento do relacionamento dos protagonistas e um aprofundamento das histórias dos demais personagens que os rodeiam.
Outros títulos com adaptações confirmadas:
'Nimona', de N.D. Stevenson
O quadrinho sobre uma metamorfa – "Nimona" – cujo maior sonho é ser comparsa do maior vilão que já existiu. A história está sendo adaptada para filme animado e tem estreia marcada para 30 de junho na Netflix, que “resgatou” o projeto, depois que ele foi descartado pela Disney.
'Lumberjanes', de N.D. Stevenson
Do mesmo criador de Nimona, Lumberjanes acompanha um grupo de cinco amigas num acampamento de férias que vivem o verão mais estranho de suas vidas. Com um pano de fundo sobrenatural, a história fala sobre amadurecimento, relacionamentos e amizades, tudo com forte protagonismo feminino e boas doses de humor. Lumberjanes teve animação encomendada pela HBO Max.
'Scott Pilgrim vs. O Mundo', de Bryan Lee O’Malley
Os quadrinhos seguem o protagonista - Scott - precisando literalmente lutar para ficar com sua nova crush Ramona. Numa mistura de desventuras da vida do jovem adulto com um DNA mergulhado em cultura pop, a história já foi adaptada para filme e agora ganha nova roupagem em forma de série em animação, com distribuição pela Netflix. O elenco original volta para dublar seus personagens.
'Turma da Mônica Jovem', de Maurício de Sousa
O clássico infantil reimaginado seguirá os passos dos quadrinhos originais e vai ganhar um filme em live-action, Turma da Mônica Jovem: Reflexos do Medo. A produção iniciou as gravações no final de março, mas ainda não possui data de estreia.
Além disso, o personagem Chico Bento também vai ganhar filme em live action, com filmagens marcadas para acontecer entre julho e agosto e lançamento previsto para 2024.
Leia também: Mônica, 60 anos: 6 edições para ter na coleção da mais popular personagem das HQs brasileiras
REDES SOCIAIS