Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

O vestidinho vermelho, o rostinho característico e os dentes “marcantes” (não quero tomar coelhadas) tornam ela rapidamente reconhecível em qualquer lugar do Brasil: Mônica, a personagem mais popular dos quadrinhos brasileiros, completa seis décadas neste ano de 2023.

Em meio a muitas entrevistas com Mauricio de Sousa sobre sua criação (recomendo aqui a do Estadão), aproveito aqui para destacar seis livros (dá quase certinho um por década) bem bacanas e especiais da personagens, que podem ser encontrados em livrarias e enriquecer a coleção dos fãs.

As Tiras Clássicas da Turma da Mônica vol. 01

O nome é autoexplicativo: esta edição traz, em ordem cronológica, as primeiras tirinhas da Turma da Mônica publicadas em jornais, lá no início dos anos 60. É ótimo para ver a evolução não só da personalidade dos personagens, como de eram retratadas: repare na aparência mais “invocada” da Mônica na capa.

Coleção Histórica Turma Da Mônica - Volume 1

Das tiras nos jornais para as revistinhas mensais. Esta “Coleção Histórica” traz, em boxes fechados, revistas dos cinco principais personagens do Mauricio em suas próprias revistas, que eles começaram e estrelar nos anos 70. O primeiro volume da coleção, este que indico, traz as edições número 1 das revistas de Mônica, Cebolinha, Cascão, Chico Bento e Magali.

Turma da Mônica - Romeu e Julieta

A turminha é conhecida, entre muitas outras coisas, por suas sátiras e paródias. A que mais me marcou – e que é uma das mais divertidas e fofas – é esta adaptação do clássico supremo de William Shakespeare, “Romeu e Julieta”. A adaptação foi lançada em 1978 como peça de teatro, especial de TV e, claro, quadrinho.

Mauricio 30 Anos - Edição Comemorativa

Esta edição não é exatamente sobre a Mônica, mas passa por ela. Publicada em 1990, é uma edição especial que traz 36 histórias com Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali, Chico Bento, Turma da Mata, Penadinho, Astronauta etc. Mais legal do que isso é o complemento com 16 páginas de curiosidades, depoimentos e biografia do Mauricio, além da ficha técnica de personagens.

Turma da Mônica Jovem”, nº 1

Uma aposta talvez arriscada quando do seu lançamento, em 2008. Pela primeira vez, a Turma da Mônica iria aparece não como crianças, mas adolescentes; e tanto na arte como no roteiro haveria uma aproximação com o mangá – o estilo japonês de fazer quadrinhos. "Era uma velha curiosidade minha e dos leitores", me disse o Mauricio na época. "Como seriam os personagens depois que crescessem? O que se modificaria? O que se firmaria na personalidade de cada um?" A aposta se mostrou um sucesso – e vai virar filme.

Turma da Mônica Jovem”, nº 50

A série Turma da Mônica Jovem guardou para seu número 50, lançado em 2012, uma história que atiçaria a imaginação dos leitores: como seria o eventual casamento da Mônica com o Cebolinha (que, nesta série, se chama Cebola)? A resposta está em “O Casamento do Século”...