Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Margareth Dias
Foto: Margareth Dias

O Provoca recebe nesta terça-feira (6) Paulo César Garcez Marins, historiador e Doutor em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP).

No programa, comandado por Marcelo Tas e que vai ao ar às 22h, na TV Cultura, ele fala sobre memória e como acredita que a história vivida hoje será retratada no futuro.

Chefe técnico de acervo e curadoria do Museu do Ipiranga, ele fala sobre a relação da sociedade com a instituição: “O museu público é o museu de todo mundo. A gente tem que se preparar para essa diversidade, porque ela muitas vezes é antagônica, nem sempre é simpática. Às vezes ela é crítica, que deve sempre ser, às vezes é agressiva”, pontua.

Leia também: Osesp celebra Dia Mundial do Meio Ambiente com apresentações neste fim de semana

“A gente tem que cuidar com muito carinho daquelas memórias que estão em suportes da nossa vida privada, porque às vezes elas são as últimas”, afirma ao contar sobre propostas de doação que recebem de coisas "comuns". Como, por exemplo, uma coleção de 5 mil rótulos de produtos industrializados, que representam a memória de quem coleciona, mas também o trabalho e história do design gráfico do país.

Ao ser questionado por Tas de que forma ele acredita que a sociedade de hoje será retratada na história, ele responde: “De uma maneira muito fragmentada, com muito menos documentos do que no século 17, 18, 19”. O historiador explica que, com o aumento da produção de artefatos, a qualidade diminuiu e "a perda da qualidade de matérias faz com que as coisas sumam”.

E continua ao dizer que, para manter as informações vivas, será necessário investimento financeiro. "E aí, certamente, as desigualdades do nosso planeta vão reaparecer”, porque países com mais recursos manterão a história guardada, enquanto os que têm menor condição perderão a memória.

Leia também: Cinemateca Brasileira recebe a “Feira Sabor Nacional” neste fim de semana em SP

Sobre Paulo César Garcez Marins

É docente do Museu Paulista da USP, instituição em que integra o corpo de curadores desde 2004. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, e atua principalmente nos seguintes temas: museus de história, história cultural, história urbana, história da arquitetura no Brasil, identificação e gestão do patrimônio cultural.

É membro do International Council of Museums (ICOM-BR), do International Committee for University Museums and Collections (UMAC/ICOM-BR) e do Internacional Council of Monuments and Sites (ICOMOS-BR).​