Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

Para quem está de bem com o(a) parceiro(a), o Dia dos Namorados é uma ótima data para curtir, passear, trocar presentes e celebrar o amor. No entanto, o que fazer quando a relação já não é tão sólida quanto antes? Ou quando uma briga separa o casal?

Pensando nesse problema, o site da TV Cultura traz dicas para você que deseja fortalecer a relação com seu par ou se reconciliar com a pessoa amada neste 12 de junho.

Leia também: Semana dos Namorados: cinco quadrinhos para ler (e refletir sobre o amor)

Desapegue das origens da briga

Sempre há um motivo para uma briga, discussão ou separação. De acordo com a psicóloga Andria Ramos Rodrigues, que trabalha com terapia de casal, o fato que originou o desgaste na relação não necessariamente precisa ser esquecido pelos parceiros. Segundo ela, é importante ter maturidade para deixá-lo para trás e entender que o desejo de união é mais forte. Ao mesmo tempo, é interessante que os atores da relação estabeleçam seus limites quanto ao abalo no relacionamento causado por esse motivo.

Alguns parceiros, quando reatam, revivem momentos de desconforto já superados durante novas crises. O que não é indicado. “É preciso deixar essas coisas no lugar delas, para ser a base, mas não mais a justificativa de novas discussões”, diz.

Diálogo é bom! Mas com cuidado

Os especialistas no assunto são unânimes no entendimento de que o diálogo é fundamental em uma relação. Porém, é preciso tomar cuidado para que queixas e esclarecimentos não se tornem acusações. É interessante expressar como se sente frente a determinadas situações antes de fazer uma reclamação.

Visualize o potencial de crescimento da relação

Um dos fatores que ajuda no fortalecimento das relações amorosas é vislumbrar um potencial para o futuro. Perceber que os atores do relacionamento estão em sintonia. Não é muito saudável, por exemplo, que um dos parceiros se acomode enquanto o outro deseja alçar voos mais altos.

Isso tem muito a ver com reconciliação, porque nada mais é do que reorganizar a rota. ‘A gente não estava na mesma sintonia antes, queremos ficar juntos agora? Queremos! Então aonde vamos ir?’ Acho isso primordial para uma relação saudável”, explica Andria.

Comunicação não verbal

No reino animal os seres não dialogam verbalmente, a comunicação toda é feita por meio dos gestos e atitudes. Segundo o Marcello Carreira, psicólogo responsável pelo site Terapia de Casal, uma “comunicação não verbal” pode ajudar a sinalizar intenções para o(a) parceiro(a). Ações como mudanças de visual se encaixam neste tipo de comunicação.

De acordo com o especialista, com o passar do tempo, mecanismos como esse vão se perdendo nas relações, mas é importante manter a atenção quanto a isso.

Tentando voltar com o(a) ex

Para a psicóloga Andria, “os relacionamentos foram feitos para acabar”. Segundo ela, mesmo que as pessoas não se separem, a relação funciona em regime de ciclos. As ficadas, o namoro, o noivado, o casamento, a separação e um eventual retorno ao relacionamento são tipos de ciclos.

“O próprio casamento tem ciclos. Ele começa em um ciclo, acaba e pode, nesse fechamento de ciclo, acabar de vez ou resultar no começo de outro ciclo”, comenta.

Quem está tentando voltar com um(a) ex de muito ou pouco tempo deve entender que as pessoas mudam, e que, não necessariamente, o que fazia alguém feliz ainda pode fazer.

Leia também: Solteiros fazem memes e cobram Lula: “Cadê o Ministério do Amor?”