Em conferência de imprensa, a presidente Fran Drescher e o negociador-chefe Duncan Crabtree-Ireland, do Sindicato dos Atores de Hollywood (SAG-AFTRA), anunciaram a decisão de greve, que se iniciou à meia-noite desta sexta-feira (14). Após negociações com o sindicato patronal Aliança de Produtores de Cinema e Televisão (AMPTP) desde 07 de junho, um acordo não foi estabelecido.
Conar suspende decisão que limitava exibição de teaser do filme 'Barbie'
Os atores reivindicam ajuste salarial e regulamentação do uso de inteligência artificial, assim como os roteiristas, representados pelo sindicato WGA (Writers Guild of America), que estão paralisados desde maio deste ano.
O SAG-AFTRA definiu as atividades que não podem ser realizadas por seus membros durante a greve, como coletivas de imprensa, premiações, convenções e estreias. Confira a lista completa:
- Trabalhos em câmera: atuação, canto, dança, acrobacias, manipulação de marionetes, captura de performance;
- Trabalhos fora de câmera: dublagem, narração, canto, regravação de diálogos;
- Publicidade: turnês promocionais, entrevistas, convenções, eventos de fãs, festivais, estreias, junkets de imprensa, eventos dos estúdios, participação em podcasts;
- Negociações: acordos de trabalhos futuros, fechar contratos de publicidade, criar ou autorizar uso de réplicas digitais;
- Figuração, ensaios, audições para papéis (inclusive em vídeo), testes de figurinos e maquiagem.
Também foram discriminadas as atividades que podem seguir sem restrições:
- Comerciais de TV, rádio e mídias digitais;
- Programas de TV sob o Acordo das Emissoras: novelas, talk shows, programas de auditório;
- Vídeo-clipes de música, gravações de áudio, produções com finalidade educacional ou corporativa, produções jornalísticas, audiovisuais de estudantes, podcasts independentes ou de micro-monetização;
- Acordos interinos aprovados pelo sindicato.
As diretrizes já começaram a fazer efeito. O elenco de ‘Oppenheimer’ deixou o evento de estreia, em Londres, nesta quinta (13) mais cedo, para não conflitar com o início da greve. O filme ‘Barbie’ também terá sua turnê promocional afetada. Os dois longa-metragens estreiam em 20 de julho no Brasil.
A sequência de 'Homem Aranha: Sem Volta Para Casa', o remake de 'Blade' e 'Deadpool 3' são as produções Marvel que sofrerão adiamento. 'House of the Dragon', série de TV da HBO, e 'Sandman', da Netflix, estão com as gravações interrompidas.
A maior convenção de cultura pop do mundo, a San Diego Comic Con (SDCC), que se inicia na próxima quinta (20), já teve vários painéis cancelados devido à paralisação. Também aumentam as possibilidades de adiamento da cerimônia de premiação do Emmy, que anunciou os indicados nesta quarta (12),para o fim do ano ou para 2024.
Bruna Marquezine, protagonista de ‘Bezouro-Azul’, da Warner Bros., manifestou seu apoio à greve e pediu o apoio dos fãs, que “será fundamental para trazer visibilidade e reconhecimento” ao filme.
REDES SOCIAIS